Morreu ontem, aos 83 anos, Maria de Lourdes Assunção Sousa, poetisa sintrense que em 2010, sob o pseudónimo de Ana Daniel, publicou o livro ‘Nos olhos das madrugadas’. O velório realiza-se hoje a partir das 17h na igreja de São Miguel, em Sintra, e o funeral amanhã, às 11h, para o Cemitério de São Marçal.
Poeta desde os 15 anos, publicou textos em jornais e revistas nacionais, recebeu prémios juvenis e em 1969 foi galardoada com o prémio do Concurso de Manuscritos de Poesia. Em 1971 publicou Momento Vivo e em 2010 lançou no Palácio Valenças o livro de poemas ‘Nos olhos das madrugadas’.
Maria de Lourdes Assunção Sousa nasceu em Lisboa, mas constituiu família em Sintra onde viveu durante mais de 60 anos na freguesia de Santa Maria e São Miguel, autarquia cuja Assembleia de Freguesia aprovou, em Julho de 2010, por unanimidade, um voto de louvor à autora. [mais informação sobre Ana Daniel no blogue Poetícia e na Wikipédia] [notícia na Rádio Ocidente]
Divulga-se muito pouco os poetas!
ResponderEliminarApenas aqui e agora, vi uma referência a Maria de Lourdes Assunção Sousa, que deve ter cantado, sem dúvida, a bela Sintra de que todos nos orgulhamos:
Pode ser que tenha ido conhecer o Paraíso Celestial, mas certamente, amou deveras o Paraíso onde viveu tantos anos.
Os poetas fazem-nos sonhar, mostram-nos muitas vezes aquilo que desconhecemos, que não somos capazes de ver apenas com os nossos olhos.
Obrigada Ana Daniel!
Felismina Costa