[Actualizado] Morreu esta madrugada o bombeiro mais velho do país aos 101 anos de idade. Henrique Amaro era 2.º comandante do Quadro de Honra dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém e tinha sido condecorado pelo Presidente da República como Oficial da Ordem do Mérito no Dia de Portugal, em 2011.
Segundo o blogue FOGO&HISTÓRIA, Henrique Amaro iniciou a actividade nos Bombeiros Voluntários de Campo de Ourique. Em 1941 transitou para os Bombeiros de Agualva-Cacém, dos quais veio a ser, em períodos distintos, comandante interino. Passou ao Quadro de Honra no ano de 1970, na categoria de 2.º comandante e em 2010, por ocasião do seu centenário, recebeu várias homenagens.
O corpo do bombeiro vai estar em câmara ardente a partir das 16 horas de hoje no quartel-sede da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém. O funeral, antecedido de missa, sairá, amanhã, às 15 horas, para o talhão privativo da instituição, localizado no Cemitério do Cacém. [Fontes: Correio de Sintra e FOGO&HISTÒRIA] [notícia na Rádio Ocidente] [Foto: © Luís Galrão/TudosobreSintra]
Tive a honra de conhecer este GRANDE HOMEM e GRANDE EXEMPLO DE BOMBEIRO VOLUNTÁRIO.Sentidos pêsames à sua Família e aos B.V.de Agualva Cacem em meu nome pessoal e no da Associação de Bombeiros Ultramarinos «NABUL».
ResponderEliminarO Comandante Amaro não desapareceu, apenas vamos deixar de o ver....
Cmdt.QH Manuel A.V.M.Correia