segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

CDU rejeita proposta de "fusão de todas as empresas municipais"



A CDU Sintra anunciou hoje através do Facebook que rejeita a proposta da Câmara para a reestruturação do sector empresarial local, apresentada hoje pelo vice-presidente Marco Almeida na reunião privada do executivo. "Esta proposta mais não é do que a extinção de todas as empresas municipais do concelho, bem como dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra, e a criação de uma nova entidade que viria a gerir todas as actividades que o sector empresarial local tem sob a sua gestão, desde recolha de lixo, distribuição de água e saneamento, gestão de museus e equipamentos culturais, entre outros", avança a CDU.

Segundo a proposta, a nova entidade funcionaria como uma holding, mantendo-se as restantes entidades com autonomia e gestores próprios. "Para a CDU é evidente que este estudo, elaborado durante mais sete de meses, mais não é do que uma manta de retalhos que não resolve a questão de fundo, que é a melhoria da qualidade dos serviços públicos. Perante a suposta preservação dos postos de trabalho apresentou-se uma proposta mal atamancada, não discutida com ninguém, desde os trabalhadores aos gestores, e que mais não é do que a soma do que já existe".

A CDU "defende a participação dos trabalhadores municipais na tomada de decisões sobre o seu futuro e destino", pelo que marcou para amanhã uma reunião entre o vereador Pedro Ventura e todos os trabalhadores municipais (câmara, SMAS e empresas municipais), iniciativa que terá lugar pelas 18 horas no Auditório dos SMAS na Portela de Sintra. "Esta reunião destina-se à construção de uma proposta alternativa à apresentada de forma a garantir a qualidade do serviço público prestado, bem como a salvaguarda total dos direitos dos trabalhadores". Esta segunda-feira, um grupo de trabalhadores manifestou-se frente aos Paços do Concelho. [Fonte: CDU]

[Actualização] A reestruturação do sector empresarial local do município de Sintra será novamente discutida numa reunião de câmara privada agendada para quarta-feira, dia 20, às 10h30, logo após a reunião pública que terá lugar às 9h30, no Palácio Valenças. [Fonte: Câmara de Sintra]

1 comentário:

  1. Não deixa de ser curioso que, para tão importante matéria, a reunião para debate seja vedada ao público. É assim, o público assiste à reunião de Câmara normal, pode assistir a uns brilharetes inconsequentes e, depois...tudo lá para fora que "só nós" é que vamos apreciar...certamente adiar...adiar...para tudo se arrastar sem decisões, como foi com a extinção das freguesias.

    ResponderEliminar

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.