quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Câmara ameaça retirar direito de superfície ao Hockey Club de Sintra após derrocada de muro



A câmara vai notificar o Hockey Club de Sintra a fazer obras de recuperação do muro e da encosta que desabaram devido ao mau tempo, e ameaça retirar o direito de superfície do terreno municipal onde o clube está instalado, caso a intervenção não seja realizada. O aviso foi feito pelo presidente Basílio Horta na assembleia municipal de terça-feira, mas ainda não foi comunicado ao clube que tem sede no pavilhão de Monte Santos, inaugurado em 1994 num terreno cedido pela autarquia.

“Aquele terreno foi cedido pela câmara e é da responsabilidade do Hockey Club de Sintra, que vai ser notificado para fazer as obras e espera-se que faça. Se não fizer, vamos ter que intervir e a lei é clara, vai ter consequências da reversão do terreno”, afirmou o presidente da câmara (áudio anexo).

Segundo o autarca, a câmara “não pode evitar a lei”, que determina que “quando os beneficiários [de uma cedência de direitos de superfície] não cuidam da sustentação do próprio terreno, há a reversão” para o proprietário, que neste caso é o município. Basílio Horta admitiu que ainda está a estudar os aspectos jurídicos e alertou que “vai ser uma obra extremamente difícil.”

A derrocada de terras e de um muro de sustentação ocorreu há precisamente uma semana, no dia 20, na sequência das fortes chuvadas que também fizeram ruir um muro de 12 metros no Cacém. O pavilhão do Hockey Club de Sintra foi “abalroado por um desabamento de terras e pedras” que danificou as traseiras do edifício e que deixou "uma parede quebrada e com risco de desmoronamento, chão e demais paredes estaladas, vidros quebrados", informou o clube através do Facebook.

Contactado pelo Tudo sobre Sintra, o presidente do Hockey remeteu declarações para hoje ao fim do dia, dado não ter sido ainda notificado pela autarquia e desconhecer as declarações de Basílio Horta. “Vamos reunir a direcção, mas primeiro quero ter conhecimento do teor da acta da assembleia municipal”, disse José Leitão, admitindo que o clube não está em condições financeiras para suportar qualquer intervenção.



Notícia relacionada:
Chuva provoca desabamento de terras em Sintra e ameaça fazer ruir um muro no Cacém

1 comentário:

  1. como é costume a camara a fugir.......... deve ter sido o clube a licenciar a obra e a dar licenças de habitaçao. gostava que perguntassem a camara se o hockey nao figer nada que vai fazer as obras para proteger as pessoas que moram nas casas?

    ResponderEliminar

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.