Comunicado: "A 1 de Agosto os transportes públicos aumentam de forma escandalosa. Na Linha de Sintra, o aumento chega a ultrapassar os 25%, prejudicando gravemente quem utiliza o comboio como meio de deslocação.
Os aumentos e a anunciada "revisão da noção de serviço público" são uma escolha política, pois estavam previstos no acordo da Troika que, depois de uma negociação fingida, PSD/CDS/PS assinaram.
Os transportes públicos são fundamentais para garantir a mobilidade no concelho de Sintra, bem como uma política de desenvolvimento sustentado e de coesão territorial.
Este é o primeiro passo para a privatização da Linha de Sintra e abre portas a
- Mais aumentos no futuro
- Destruição progressiva do Passe Social
- Redução da oferta de comboios e limitação do direito à mobilidade
- Incentivo do transporte individual, com aumento da poluição, consumo energético e endividamento externo
O Bloco de Esquerda de Sintra condena os aumentos, considerando que agravam ainda mais as condições de vida da população, especialmente das pessoas com menos recursos, os mais penalizados com o acordo da troika e com o aprofundamento das políticas do governo de direita.
Enquanto aumenta os transportes, o governo prepara medidas extraordinárias para recapitalizar os bancos e para pagar 700 milhões de derrapagem nos contratos das Parcerias Público Privado rodoviárias no ano de 2011.
A crise continua pois a servir para legitimar as privatizações, através do ataque sistematizado aos serviços públicos, direitos e rendimentos de quem trabalha, enquanto a banca, as grandes fortunas ou os negócios lucrativos continuam a ser beneficiados. Esta política não é inevitável. É errada e injusta!" [Fonte: BE Sintra]
Obviamente que o BE tem razão, mas há uma grave insuficiência que deverá ser eliminada.
ResponderEliminarOs transportes públicos em Sintra não são apenas os comboios. Hoje em dia, com as grandes zonas populacionais, muitos milhares de pessoas também necessitam de utilizar carreiras rodoviárias, que são combinadas com o comboio. O passe combinado 3A, aumentou 9,05 €.
É bom que os partidos políticos tenham em consideração o que acima se esclarece, pois a realidade dos transportes em Sintra ainda é mais grave do que aquilo que aparece em público.
Impõe-se, até, um estudo mais completo dos transportes em Sintra.
Caro Fernando Castelo:
ResponderEliminarTem razão no reparo que faz: em Sintra não há só comboios.
No entanto, e apesar de se destacar o exemplo dos comboios, o comunicado fala em transportes públicos, englobando por isso os autocarros que servem (de forma tão inconstante...) os lugares e localidades do concelho que estão mais distantes das estações da CP.
Melhores cumprimentos
André Beja