quarta-feira, 11 de julho de 2012

Incêndio com duas frentes na Serra de Sintra

16h35: Tudo sobre Sintra a caminho do local.

16h15: Meios no local somam já 176 bombeiros e 53 viaturas. Foi accionado mais um helicóptero bombardeiro ligeiro.

16h00: Incêndio ainda activo com duas frentes.

O incêndio que deflagrou cerca das 14h30 na Serra de Sintra, na zona da Quinta da Capela (Galamares), tem agora duas frentes, informa a Autoridade Nacional de Protecção Civil. As chamas estão a ser combatidas por 160 bombeiros, apoiados por 47 viaturas, dois helicópteros bombardeiros pesado e dois aviões bombardeiros médios anfíbios, sob ordens do comandante dos Bombeiros Voluntários de Colares. O posto de comando foi instalado no cruzamento dos Capuchos. [Fonte: Autoridade Nacional de Protecção Civil][notícia no Diário de Notícias e na SIC Notícias]

Notícias relacionadas:
Incêndio na Serra de Sintra já em rescaldo
Vídeo: dois feridos ligeiros em incêndio no Parque Natural Sintra-Cascais

9 comentários:

  1. Ainda este fds passei na estrada entre os capuchos e a peninha e comentei com a minha namorada que aquilo estava ali uma bomba... A mata não está limpa! Os arbustos eram tao densos e tão grandes que já iam para o meio da estrada!
    Vergonha senhores responsaveis pela CMS!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que o mato em causa é dominio público ou de algum proprietário privado e milionário que não liga às notificações que lhe são feitas... e mesmo sendo público, é preciso saber se será responsabilidade da CMS ou da Estradas de Portugal... quando se faz uma observação deste tipo convém saber-se muito bem o que se diz!

      Eliminar
    2. Eu não diria aquilo se não soubesse o que estava a dizer.
      O mato que eu vi estava no dominio publico e é responsabilidade da CMS!!! As estradas de Portugal não têm qualquer responsabilidades nestas coisas... Basta ver a estrada da Lagoa azul que se percebe bem onde começa a CMS e acaba a CMC... A diferença na qualidade da estrada...

      Ha um ano atrás eles (CMS) limparam o cruzamento dos capuchos.
      Este ano ficou "esquecido"! Falta de dinheiro? Falta de responsabilidade?
      O unico sitio que se encontra limpo na Serra de Sintra é aquele que se encontra nos "Montes da Lua".
      Se é para ficar assim abandonado que va tudo para as maos dos Montes da Lua! Meteram tudo a pagar mas ao menos tratam do que estão a explorar!

      Eliminar
    3. A Estradas de Portugal não tem responsabilidade na limpeza dos limites das vias que não são municipais?? Essa agora é nova...

      Eliminar
    4. Comentou-se com a pessoa ao lado, mas também comentou aos responsáveis? Eu cá acho que não. As pessoas têm a estranha ideia que o pessoal das Câmaras e Juntas estão em todo o lado, mas a verdade é que não é bem assim. Cerca de 5 anos atrás, quando a minha rua estava uma miséria, dirigi-me à Junta e pedi para arranjarem e no espaço de 2 semanas apareceram lá e arranjaram tudo bonitinho, até meteram alcatrão novo. 2 anos depois, quando a mata perto da minha casa estava cheia de lixo e a acção de voluntariado falhou, dirigi-me à Junta e eles limparam tudo. É para isso que servem os impostos que pagamos, não é só para tapar os buracos dos bancos e pagar o salário dos que não querem fazer nenhum.

      Talvez da próxima quando se for passear e se verificar que algo não está como deve ser, informar as autoridades responsáveis, quer seja Câmara, Junta ou outra entidade, seria o melhor caminho em vez de deixar passar e depois andar-se a queixar que este país é um pote cheio de tretas.

      Eliminar
  2. Temos nós um Parque Natural para quê???? Se vocês fossem às instalações deles ui ui e só falo do jardim que é um autentico matagal. E depois vem o Parque solicitar projectos de arranjos exteriores a pessoas que entregam projectos onde os terrenos estejam inseridos dentro do PNSC. Meus senhores o exemplo vem de cima.

    ResponderEliminar
  3. Só vos digo uma coisa,eu moro no linhó e vejo a serra de sintra toda e digo-vos que isto não está muito famoso.

    ResponderEliminar
  4. E pena e a maioria falar do que não sabe, pois a via referida encontra-se e da responsabilidade da CM/S sendo a entidade gestora da propriedades limites da Autoridade Florestal, as limpezas encontram-se calendarizadas, por isso é que os diversos troços encontram-se em estados distintos, já agora 30% da PSML são da CMS

    ResponderEliminar
  5. a própria camara de sintra deveria criar equipas de desmatagem fosse onde fosse e cobrar aos proprietários...visto haver falta de emprego e elevado desemprego...tristeza de POLITICOS!!!!

    ResponderEliminar

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.