quarta-feira, 24 de julho de 2013

A Praia Grande está maior e ganhou várias piscinas naturais durante a baixa-mar



Está a tornar-se numa espécie de romaria que atrai centenas de curiosos, sobretudo ao fim de semana, até ao extremo sul da Praia Grande, em Sintra, que durante a maré baixa prolonga-se por mais algumas centenas de metros e apresenta algumas surpresas. As marés das últimas três semanas formaram várias piscinas naturais na zona das Galés, assim conhecida devido à forma de alguns rochedos, agora muito procuradas por miúdos e graúdos apesar de estarem situadas numa zona perigosa junto à base das arribas.



O fenómeno, dizem banhistas e concessionários, é inédito em Sintra. “Não me recordo de um fenómeno assim. Há muitos anos houve uma maré tão baixa que permitiu ir a pé até à Adraga, e no ano passado também houve marés baixas e que formaram pequenas lagoas, mas sempre com ligação ao mar”, conta o proprietário do restaurante Casa da Galé. Carlos Mendonça conhece a praia desde que nasceu há 58 anos e avisa que as piscinas naturais irão desaparecer nos próximos dias. “A última maré já trouxe mais areia e as próximas devem tapar o resto”, acredita.



Apesar do fenómeno já ter várias semanas e estar a ser muito divulgado nas redes sociais, a praia não teve qualquer reforço de fiscalização ou de sinalética de perigo. “Estou preocupado porque não vejo qualquer autoridade e aquela zona não tem concessão, mas já disse aos meus nadadores-salvadores para irem lá pôr a mota, porque se acontece alguma coisa é má publicidade para a Praia Grande”, alerta o concessionário, que se queixa da falta de atenção e de apoios. “As concessões já não suportam minimamente os custos que temos com os nadadores-salvadores, e nós até para termos a mota protegida do sol temos de pagar uma taxa pelo toldo”, lamenta. [ver mais fotos]

© Luís Galrão/Tudo sobre Sintra

[Actualização] Fotos de leitores/banhistas:


A "romaria" no domingo dia 21 de Julho © Sofia Macedo


Dentro da piscina natural no dia 25 de Julho © Alexandre Rodrigues

Notícias relacionadas:
Avisos de perigo reforçados na zona das piscinas naturais da Praia Grande
'Lagoas surpreendem banhistas na Praia Grande'
Piscinas naturais da Praia Grande continuam a atrair banhistas

1 comentário:

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.