segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

'Abates de árvores de Sintra pela Estradas de Portugal prosseguem sem qualquer justificação'

Plátano abatido junto à Adega Regional de Colares. © Pedro Macieira/blogue Rio das Maçãs
Comunicado: "No passado dia 13 de Dezembro, diversas Associações e cidadãos, entre os quais os signatários, alertaram para o início da intervenção em centenas de árvores no Concelho de Sintra (em Colares, Galamares e vila de Sintra) a desencadear pela ESTRADAS DE PORTUGAL SA, sem que se apresentassem devidamente esclarecidas as razões que a justificavam.

No dia 16 de Dezembro, não tendo a ESTRADAS DE PORTUGAL esclarecido qualquer das questões colocadas no comunicado conjunto dos signatários, enviaram estes uma carta à Empresa na qual reiteraram questões formuladas e apelaram a que cessasse de imediato as intervenções já em curso nos plátanos existentes junto à Adega de Colares.

No presente, foram já abatidos dois dos plátanos centenários da Alameda de Colares e drasticamente podados muitos outros exemplares, sem que se dignasse a ESTRADAS DE PORTUGAL SA responder ou, por qualquer outro meio, esclarecer publicamente as muitas duvidas que se avolumam sobre as razões e métodos da intervenção em curso – os quais foram já contestados por técnicos de arboricultura tanto nacionais como estrangeiros: Rio das Maçãs/link 1; link 2.

Dada a postura manifestada pela ESTRADAS DE PORTUGAL SA, os signatários irão apresentar queixa junto do Ministério Público no Tribunal competente.

Lisboa, 03 de Janeiro de 2011
Árvores de Portugal
Associação OLHO VIVO
Blogue Rio das Maçãs
Info Nature Portugal
Liga para a Protecção da Natureza (LPN)
QUERCUS - ANCN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.