sábado, 30 de abril de 2011

'Escola EB 2.3 Visconde de Juromenha a passo de caracol'

Comunicado do PS: "A Câmara Municipal de Sintra, aprovou, em reunião de Câmara de 03 de Dezembro de 2008, o acordo de colaboração com a DREL - Direcção Regional de Educação de Lisboa - para a Construção da Escola Básica Visconde de Juromenha, na Tapada das Mercês.

À celebração deste acordo, presidiu a necessidade de acelerar a construção deste equipamento escolar, face à degradação das respectivas instalações” e “ à ruptura na rede escolar de 2º e 3º ciclo”, circunstancias que ditaram “a adopção de medidas de excepção por parte do governo para a respectiva resolução”.



Nos termos do referido acordo, a Câmara Municipal assume a responsabilidade de construção do equipamento, sendo os respectivos custos suportados pelo Ministério da Educação.

Todavia, Alunos e Pais, foram obrigados a esperar mais de dois anos (a caminho de 29 meses), para ver concretizada a Abertura de Concurso Público para a Empreitada de execução deste equipamento escolar, proposta apresentada na última reunião de Câmara. Pais e alunos, se tudo correr bem, vão ter de esperar outro tanto tempo para ver concretizado o sonho de ter uma nova escola.

Se o propósito da criação de um regime de excepção para o concelho de Sintra, era responder a um excepcional défice de equipamentos educativos, aliado ao acentuado estado de degradação deste equipamento em particular, ninguém compreenderá que entre a decisão de construir uma nova escola e o lançamento do concurso, sejam necessários mais de dois anos. A oferta de um serviço público de educação de qualidade, no qual o Governo da República fez uma forte aposta, não se compadece com tão grande desinteresse dos poderes autárquicos.

Todavia, não podemos deixar de manifestar satisfação, por finalmente, ter sido dado o primeiro passo na construção deste relevantíssimo equipamento educativo (custo suportado pela Administração Central) numa freguesia, como a de Algueirão - Mem Martins, cuja carência de equipamentos é incontestável. Pena é que o Executivo camarário leve este projecto, como tantos outros, a passo de caracol!...

VEREAÇÃO PS, 29 de Abril de 2011"

1 comentário:

  1. Ao ler este comunicado e apreciando o "timing", tudo leva a crer que em vésperas de eleições autárquicas será feita a inauguração.

    ResponderEliminar

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.