quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

'Não são representantes, são «carneiros»'

Artigo de opinião da autarca Fátima Campos (PS), publicado hoje no Facebook, a propósito da última sessão de Assembleia Municipal:

"A seriedade política é proporcional às convicções dos seus agentes e à capacidade que estes têm de zelar pelos direitos e interesses dos que representam. Se este princípio parece consensual de tão óbvio, acaba por tornar-se uma utopia quando constatamos o comportamento dos deputados municipais da Coligação Mais Sintra (PSD, CDS, PPM e MPT) na Assembleia Municipal do dia 19 de Janeiro.

Foram apresentadas nesta reunião várias propostas (sob a forma de moções) com conteúdo (funcional ou simbólico) que inequivocamente ia ao encontro da melhoria de vida dos munícipes de Sintra. Se não, vejamos:

1- Repudiar o excessivo aumento das taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde
2- Isentar do pagamento do estacionamento nos parques das estações da CP os portadores de título de transporte válido
3- Rever os horários e a frequência dos comboios da CP, reforçando a respectiva oferta
4- Promover um debate sobre a reforma do mapa das freguesias de Sintra

Qual foi a posição dos deputados da Coligação Mais Sintra, incluindo presidentes de Junta da mesma força política? Votaram contra estas propostas, rejeitando as respectivas moções e deitando por terra pretensões absolutamente legítimas. Porém, não tenho qualquer dúvida que todos eles, em consciência, as consideravam justas e adequadas.

Em conclusão, defenderam os interesses dos directórios partidários ou, por outra, tiveram medo de os contrariar, ao invés de defenderem medidas que aumentariam a qualidade de vida dos eleitores e que até eles próprios consideram justas.

Estacionamento gratuito para quem, obrigatoriamente, tem de se deslocar às estações da CP para apanhar o comboio para ir trabalhar? Mais comboios e maior oferta de horários? Menor subida das taxas moderadoras no SNS? Nada disso. Pode parecer mal aos Doutores Pedro Passos Coelho e Paulo Portas.

Infelizmente, até naquele que é por excelência o poder de proximidade (autarquias) há quem se reja pelo interesse partidário em vez de se guiar apenas pelo interesse público. Estejamos atentos e saibamos penalizá-los na hora em que nos pedirem que lhes renovemos a confiança.

Fátima Campos, Presidente da Junta de Freguesia de Monte Abraão"

Noticias relacionadas:
PS acusa deputados municipais de Pêro Pinheiro de "abandonar" a freguesia
Principais intervenções na Assembleia Municipal de 19 de Janeiro
Minuto a minuto da Assembleia Municipal de Sintra de 19 de Janeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.