domingo, 6 de maio de 2012

'Bases aéreas para pista complementar à Portela não reúnem condições técnicas ideais'


© Luís Galrão/Tudo sobre Sintra

No SAPO (via Lusa): "Nenhuma das três bases em estudo para acolherem um aeroporto complementar à Portela reúne as condições ideais mas, em termos operacionais, Montijo é a mais adequada, afirmou hoje o presidente da Associação de Pilotos Portugueses de Linha Aérea (APLLA). "Além de estar localizada numa zona que, em termos orográficos, não tem obstáculos significativos - e isso tem importância na operação das aeronaves -, uma das pistas do Montijo permite operar em simultâneo com a pista mais utilizada no aeroporto de Lisboa. Em Sintra, isso é perfeitamente impossível de acontecer", adianta, à Agência Lusa, o ex-piloto da Força Aérea Portuguesa. Pedro Santa Bárbara fez muitas de aterragens e descolagens das pistas da Base Aérea n.º1 em Sintra e da Base Aérea n.º6 no Montijo, unidades onde prestou serviço. Também operou várias vezes na pista do Depósito Geral de Material da Força Aérea, em Alverca. Atualmente, é presidente da APLLA e comandante da TAP. "Em termos de tráfego aéreo, devido à sua orientação, as pistas de Sintra e da Portela entram em conflito e não podem operar em simultâneo. Quando um avião descolar de Sintra vai entrar automaticamente no espaço aéreo da zona de Lisboa. Para aterrar, terá de atravessar todo o espaço aéreo de aproximação à capital. Com esta limitação operacional, e estando previstos vinte movimentos por hora, nem sequer se pode considerar Sintra como alternativa", explica." [notícia integral]

Notícias relacionadas:
'Sintra, Alverca e Montijo disputam novo aeroporto'
'Governo estuda soluções para manter atual aeroporto'
Base Aérea de Sintra pode vir a receber mais de 300 voos por semana

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.