O Centro Lúdico das Lopas, em Agualva, organiza esta tarde, entre as 16h e as 18h, uma Conferência sobre Hip hop. A iniciativa "procura dar maior visibilidade a uma cultura que já há alguns anos se afirma como uma das mais importantes manifestações artísticas. No concelho de Sintra, o Hip hop tem adquirido cada vez maior popularidade e pretendemos, com este encontro, dar a conhecer o trabalho de jovens criadores oriundos de Agualva-Cacém e escutar a opinião de outros artistas nacionais, jornalistas e investigadores (lista anexa) sobre os impactos do Hip hop na vida contemporânea", explicam os promotores. O Centro Lúdico das Lopas integra a Rede de Equipamentos Lúdicos da Divisão de Educação da Câmara Municipal de Sintra.
Aloyd
Aloyd tem 22 anos e é um jovem rapper promissor. Escreve e canta desde 2007 e é um dos pioneiros do rap/gospel/R&B em Portugal. Prepara o seu primeiro disco com colaborações de TT, DAVID CRUZ, Sp (Makongo), ELAISA e DjCRUZFADER. Recentemente, deu uma palestra no centro prisional de Caxias, na presença do antigo Ministro da Justiça. http://www.facebook.com/AloydHipHop. Contacto: rainbow_entertainment@sapo.pt.
Chullage
Chullage é um rapper, poeta, dizedor, produtor, ativista, filho de cabo-verdianos. Tem dois álbuns editados (“Rapresálias”, em 2001; e “Rapensar”, em 2004). Recentemente editou um EP que antecipa o seu terceiro álbum “Rapressão Vol1”, disponível desde dia 23 abril 2012 em download gratuito - www.optimusdiscos.com - e em edição física nas lojas por 4,99€. Booking: nunosantos@quartaperfeita.com.
Dama Bete
Estreou-se com o álbum “De igual para igual”, em 2008, considerado pela revista Blitz um dos melhores discos portugueses daquele ano. Os seus 2 primeiros singles mantiveram-se durante semanas na Hitlist Portugal da MTV. Dama Bete afirmou a presença feminina no Hip hop nacional, e, de momento, prepara aquele que será o seu segundo álbum.
Karlon
Karlon e Praga, dois jovens descendentes de cabo-verdianos, originários do bairro da Pedreira dos Húngaros, criaram os Nigga Poison em 1994. Em 2001 editaram o primeiro EP do grupo, “Podia Ser Mi”. O seu primeiro disco de longa duração, “Resistentes”, foi lançado em 2006. Os Nigga Poison já atuaram em Paris, Luxemburgo, Nice, Bruxelas e Andorra, e em muitos locais de norte a sul de Portugal. Em 2007, foram nomeados para os Globos de Ouro como Banda Revelação. Em 2011 marcam o seu regresso aos discos, desta vez pela mão da Optimus Discos, com o album “Simplicidadi”, com a colaboração de Sam the Kid, Valete, Papa Juju (Terrakota), Kumpania Algazarra, entre muitos outros artístas.
Mastyle
Venceu a 1ª Edição da Eurobattle 2005 (B-boying). Nomeado para o Portugal Dance Awards, como melhor Bailarino de Hip hop. Lançou os EP’s “Magic Fucks” e “Beat Child”. Professor de Break Dance/ B-boying/ Hip hop, produtor, bailarino e coreógrafo do coletivo Doze Makakos, desde de 2002. Um dos b-boys mais underground e fieis à cultura. Começou por dançar na rua e no metro e, hoje em dia, é das pessoas mais referenciadas no movimento Hip hop nacional.
Mestrinho
David Afonso, 22 anos, mais conhecido por Mestrinho aka Dom M, está no movimento acerca de 10 anos, influenciado por artistas como Player, DaWeasel, Xeg e Sam the Kid. Participou em projetos de Chaves da Linha (Pofo), Skunk, Kacetado, Xeg. Entre outras, lançou a mixtape “aka100” com inúmeros convidados. Produz videoclips e trabalha regularmente com o rapper Cobra Preta. Em 2012, conta lançar pelo menos três mixtapes e um álbum de originais.
Otávio Raposo
Antropólogo, nascido no Rio de Janeiro em 1978, vive entre Portugal e o Brasil. É Bolseiro de Doutoramento em Antropologia Urbana (FCT) sobre culturas e estilos de vida juvenis nos bairros da periferia de Lisboa e Rio de Janeiro. Tirou a Licenciatura em Sociologia na Faculdade de Ciência Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o Mestrado em Antropologia no ISCTE. Além da carreira académica, tem trabalhado como fotojornalista e realizou o documentário “NUBAI - o rap negro de Lisboa” (2007). Encontra-se atualmente a fazer trabalho de campo no conjunto de favelas da Maré.
Purfaz
É um BeatMaker oriundo do Cacém. As suas principais influências são Intakto, Sam The Kid, The Alchemist, RZA, Pete Rock, J.Dilla, J.Rocc.
Rui Miguel Abreu
Jornalista da revista Blitz, especializado em Hip hop, e responsável pelo programa “Rimas e Batidas”, da Antena 3, que desvenda os caminhos, as ligações e os segredos de uma cultura que se impôs no mundo como fonte de originalidade constantemente renovada. [Fonte: Câmara de Sintra]
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.