quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Monumentos de Sintra com visitas guiadas gratuitas nas Jornadas Europeias do Património

Sintra será um dos municípios com actividades agendadas nas 'Jornadas Europeias do Património 2014', uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia que este ano terá lugar de 26 a 28 de Setembro sob o tema 'Património, sempre uma descoberta'. A Parques de Sintra, por exemplo, preparou um programa gratuito para dia 26, que inclui visitas guiadas aos principais monumentos que gere e actividades dirigidas a participantes com deficiência visual, auditiva ou com mobilidade condicionada.

Segundo a empresa pública, "três das seis actividades integram-se no projecto “Parques de Sintra Acolhem Melhor” e permitem a fruição do património a invisuais ou amblíopes, surdos e pessoas com mobilidade condicionada. Na actividade “Descobrir o Parque de Monserrate Através das Sensações”, desenvolvida em parceria com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), os participantes serão conduzidos numa visita sensorial, baseada no tacto, audição e olfacto.

A visita “Património em Gestos – Parque e Palácio de Monserrate com Língua Gestual Portuguesa”, desenvolvida em parceria com a Associação Portuguesa de Surdos (APS), será acompanhada de uma intérprete de língua gestual portuguesa, que permitirá a todos ficarem a conhecer melhor o Palácio e o Parque. Já a visita “Jardins de Monserrate sem barreiras” é direccionada a pessoas com mobilidade condicionada e serão disponibilizados quatro veículos de tracção (swisstrac) para cadeiras de rodas manuais (que permitem combater a inclinação) bem como disponibilizadas cadeiras de rodas para quem precisar.

Ainda no âmbito das Jornadas Europeias do Património, têm lugar mais três visitas guiadas: uma ao Palácio da Pena, para (re)descobrir o património edificado através do património imaterial, neste caso concreto a música e a literatura; outra ao Chalet da Condessa d’Edla, com destaque para a recuperação dos revestimentos interiores decorativos de madeira e cortiça da sala de jantar e quarto de D. Fernando II; e uma visita comentada ao emblemático quarto de D. Quixote, no Palácio Nacional de Queluz.

Por fim, será também possível efectuar visitas guiadas ao Farol do Cabo da Roca, em Colares, entre os dias 26 e 28, aqui sob alçada da Direcção de Faróis da Marinha Portuguesa. Embora gratuitas, estas actividades requerem inscrição prévia. Para mais informações clique nas várias ligações, consulte aqui o programa integral da Parques de Sintra, ou pesquise outras iniciativas na página da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), a entidade responsável pela coordenação do evento a nível nacional, que disponibiliza também o programa integral em PDF. [Fontes: PSML e DGCP]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.