sábado, 14 de fevereiro de 2015

Comandante da Polícia Municipal contesta artigo do Tugaleaks sobre apreensão de cães



O comandante da Polícia Municipal critica a notícia avançada ontem pelo Tugaleaks, de que a “Câmara de Sintra ‘roubou’ cães de propriedade privada e não os quer devolver”. Num comentário partilhado no próprio artigo através do seu perfil pessoal no Facebook, António Pinheiro dos Santos salienta que o jornalista “apenas ouviu uma das partes” e avança que o caso denunciado deu azo a um processo-crime.

Segundo o Tugaleaks, o dono dos dois animais queixa-se que a Polícia Municipal “vandalizou a vedação” da sua propriedade, “entrou sem autorização judicial e sem que nada o fizesse esperar, carregaram (furtaram) os dois canídeos”, que foram levados para o Canil Municipal, onde um deles terá morrido. O homem terá, inclusive, avançado com uma queixa-crime por "furto qualificado, invasão de propriedade, abuso de autoridade, abuso de poder e dano em propriedade".


Foto da tentativa de resgate partilhada pelo subintendente António Pinheiro dos Santos

No entanto, o responsável pela Polícia Municipal nega a tese apresentada e revela que um dos animais já estava morto quando foi resgatado. “Como podem verificar, o estado de saúde de um dos cães: cadáver. Se não estou em erro, e como erro muito, existe um crime de maus-tratos a animais. O estado do outro, deixo para segredo de justiça”, escreve noutro comentário, no qual também partilha imagens do resgate que entretanto já começaram a circular nas redes sociais.

António Pinheiro dos Santos é subintendente da PSP, mas desde Setembro dirige o Departamento de Segurança e Emergência da Câmara de Sintra, responsável, entre outros, pela Divisão de Polícia Municipal e Fiscalização. No currículo, este subintendente de 58 anos soma o comando de esquadras como Oeiras, Damaia ou Venda Nova, bem como o comando da Polícia Municipal da Amadora e mais tarde da Divisão de Segurança e Transportes Públicos.

O Tugaleaks alega que tentou contactar a Câmara de Sintra, mas não obteve resposta aos pedidos de informação. O Tudo sobre Sintra também pediu ontem uma reacção ao gabinete de comunicação da autarquia, mas também não obteve resposta.

Notícia relacionada:
'Câmara de Sintra “roubou” cães de propriedade privada… e não os quer devolver'

3 comentários:

  1. Espero que os donos sejam condenados pelos maus tratos inflingidos aos animais.

    ResponderEliminar
  2. Espero que os donos sejam multados segundo a lei

    ResponderEliminar
  3. Esse senhor "alegado dono" que está tão ofendido possui dezenas de cães espalhados por várias vivendas abandonadas no Concelho de Sintra. Os animais estão nesses locais sem qualquer assistencia, ele só lá vai uma vez por semana pôr comida. Numa dessas vivendas está um labrador cego há vários anos! Estes casos são conhecidos pelas pessoas ligadas à causa animal, que nada conseguem fazer, além das dezenas de queixas. Quando o labrador cego que esta na vivenda ao pe da minha casa cair e ficar a morrer no chão e a polícia tiver que arrombar o portão, quero assistir de poltrona ao choradinho que esse dono tão extremoso vai fazer!

    ResponderEliminar

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.