A Parques de Sintra - Monte da Lua, empresa que gere a Paisagem Cultural de Sintra, classificada pela UNESCO como Património da Humanidade (Parque e Palácio da Pena, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e áreas florestais envolventes) apresentou recentemente os resultados do estudo "Caracterização do Perfil do Visitante dos Parques de Sintra", levado a cabo durante todo o ano de 2010 pelo Centro de Estudos da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (CESTUR).
O número de visitantes a Sintra tem registado uma tendência crescente constante e, de entre os 1,9 milhões de visitantes do ano de 2010, cerca de 1 milhão (967.600) visitaram as áreas geridas pela Parques de Sintra – Monte da Lua.
No que respeita às nacionalidades dos visitantes, registam-se 86,1% de estrangeiros e 13,9% de portugueses . Espanha é o principal mercado externo, seguindo-se a Europa Central, e outros pólos geográficos em crescimento, como o mercado da Europa do Norte e de Leste, Ásia, Estados Unidos da América e Brasil.
De acordo com António Lamas, Presidente do Conselho de Administração da empresa, "este não é um resultado surpreendente, tendo em conta a projecção internacional da Serra de Sintra, Parques e Monumentos, atraindo cada vez mais atenção por parte dos turistas de todo o mundo."
No que respeita à satisfação com a visita, 92% dos entrevistados revelam-se satisfeitos, muito satisfeitos ou extremamente satisfeitos; 19,9% regressam de certeza e 71,2% recomendarão garantidamente. Relativamente aos motivos da visita, a procura por Cultura e Natureza encontra-se no topo das prioridades, concluindo-se também que a maioria dos entrevistados não conhece outro espaço equivalente, reflectindo-se assim a singularidade da paisagem cultural de Sintra.
Outro dos resultados esclarece que 51,1% dos visitantes dos Parques de Sintra opta pelo alojamento no Concelho de Lisboa, com uma estadia média de 7,2 noites. Também de acordo com este estudo, a idade média da maioria dos visitantes dos Parques situa-se entre os 31 e os 45 anos de idade, com escolaridade superior (73,2%).
Metodologia: O estudo foi realizado pelo Centro de Estudos da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, por inquirição directa com recurso a questionários em papel, resultando numa amostra de 3.053 questionários válidos. A amostra foi calculada com base no número de visitantes por período e por parque e a margem de erro calculada em 1,8%. Foram estabelecidas cotas de nacionalidades na elaboração da amostra.
Parques de Sintra - Monte da Lua: é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, que gere, recupera e mantém a Paisagem Cultural de Sintra, classificada pela UNESCO como Património da Humanidade. Em 2010, os valores naturais e culturais geridos pela PSML (Parque e Palácio da Pena, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate e Convento dos Capuchos) receberam cerca de 1 milhão de visitantes, 84,6% dos quais estrangeiros. São accionistas da PSML o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, o Instituto dos Museus e da Conservação, o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra. www.parquesdesintra.pt [Fonte: Parques de Sintra]
Mas que grande movidade a maioria dos portugueses não têm poder de compra e os sintrenses andão na rua da amargura.!!!
ResponderEliminar