segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Estudo: 86% dos visitantes dos parques de Sintra são estrangeiros

A Parques de Sintra - Monte da Lua, empresa que gere a Paisagem Cultural de Sintra, classificada pela UNESCO como Património da Humanidade (Parque e Palácio da Pena, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e áreas florestais envolventes) apresentou recentemente os resultados do estudo "Caracterização do Perfil do Visitante dos Parques de Sintra", levado a cabo durante todo o ano de 2010 pelo Centro de Estudos da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (CESTUR).


O número de visitantes a Sintra tem registado uma tendência crescente constante e, de entre os 1,9 milhões de visitantes do ano de 2010, cerca de 1 milhão (967.600) visitaram as áreas geridas pela Parques de Sintra – Monte da Lua.

No que respeita às nacionalidades dos visitantes, registam-se 86,1% de estrangeiros e 13,9% de portugueses . Espanha é o principal mercado externo, seguindo-se a Europa Central, e outros pólos geográficos em crescimento, como o mercado da Europa do Norte e de Leste, Ásia, Estados Unidos da América e Brasil.

De acordo com António Lamas, Presidente do Conselho de Administração da empresa, "este não é um resultado surpreendente, tendo em conta a projecção internacional da Serra de Sintra, Parques e Monumentos, atraindo cada vez mais atenção por parte dos turistas de todo o mundo."

No que respeita à satisfação com a visita, 92% dos entrevistados revelam-se satisfeitos, muito satisfeitos ou extremamente satisfeitos; 19,9% regressam de certeza e 71,2% recomendarão garantidamente. Relativamente aos motivos da visita, a procura por Cultura e Natureza encontra-se no topo das prioridades, concluindo-se também que a maioria dos entrevistados não conhece outro espaço equivalente, reflectindo-se assim a singularidade da paisagem cultural de Sintra.

Outro dos resultados esclarece que 51,1% dos visitantes dos Parques de Sintra opta pelo alojamento no Concelho de Lisboa, com uma estadia média de 7,2 noites. Também de acordo com este estudo, a idade média da maioria dos visitantes dos Parques situa-se entre os 31 e os 45 anos de idade, com escolaridade superior (73,2%).

Metodologia: O estudo foi realizado pelo Centro de Estudos da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, por inquirição directa com recurso a questionários em papel, resultando numa amostra de 3.053 questionários válidos. A amostra foi calculada com base no número de visitantes por período e por parque e a margem de erro calculada em 1,8%. Foram estabelecidas cotas de nacionalidades na elaboração da amostra.

Parques de Sintra - Monte da Lua: é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, que gere, recupera e mantém a Paisagem Cultural de Sintra, classificada pela UNESCO como Património da Humanidade. Em 2010, os valores naturais e culturais geridos pela PSML (Parque e Palácio da Pena, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate e Convento dos Capuchos) receberam cerca de 1 milhão de visitantes, 84,6% dos quais estrangeiros. São accionistas da PSML o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, o Instituto dos Museus e da Conservação, o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra. www.parquesdesintra.pt [Fonte: Parques de Sintra]

1 comentário:

  1. Mas que grande movidade a maioria dos portugueses não têm poder de compra e os sintrenses andão na rua da amargura.!!!

    ResponderEliminar

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.