terça-feira, 10 de setembro de 2013

Começa na sexta-feira a edição de 2013 da Feira Setecentista de Queluz

O Largo do Palácio Nacional de Queluz recebe a partir de sexta-feira e até domingo mais uma edição da Feira Setecentista de Queluz, uma iniciativa que pretende recriar um mercado característico do reinado de D. Maria I (1777-1816), época em que o real paço de Queluz era residência de verão da corte portuguesa.

"Este ano a Feira conta com a presença de 134 expositores, incluindo 76 artesãos e artífices, seis vendedores de artesanato, e 46 vendedores da área alimentar, com tavernas típicas da época, doçaria conventual e tradicional (parrameiros, bolos de festa regueifas), enchidos, pão saloio, leitão, pão com chouriço, mel e licores. Há ainda seis expositores da área do misticismo", explica a autarquia.

Na animação, o destaque são as situações relacionadas com a época, como o desfile de gigantones, o recreio dos nobres, os nobres na feira com respectiva criadagem, o barbeiro tira dentes, o aguadeiro, as lavadeiras do paço, os criados do paço às compras, as regateiras, o peruqueiro, os duelos de honra, etc. Haverá ainda a recriação dos ofícios da época com trabalho ao vivo: tecelagem, tinturaria, ferreiro, oleiro, tamanqueiro, barro figurado, colareja, entre outros. Toda a animação será em interacção com o público recriando várias cenas do quotidiano setecentista. A entrada é livre. [Fonte: Sintra Capital do Romantismo e Câmara de Sintra]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.