terça-feira, 10 de setembro de 2013

Ministério da Saúde assegura que extensão de Negrais não vai encerrar



Apesar do aviso afixado na porta, a extensão de saúde de Negrais não vai continuar fechada este mês e deve retomar as consultas na próxima terça-feira. “Esteve apenas hoje encerrada por falta de profissionais”, justifica a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo. Ao Tudo sobre Sintra, a assessora de comunicação da ARS assegura que mesmo com “as férias e a aposentação de um médico a partir do dia 16 de Setembro, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Sintra pretende mobilizar internamente médicos de outras unidades de forma a ter um médico centralizado na extensão Negrais, a unidade que reúne as melhores condições físicas”.

A extensão de Negrais integra-se num grupo de quatro pólos que inclui a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Almargem do Bispo e as extensões de Sabugo e D. Maria, cada uma com um médico, um enfermeiro e um administrativo. “A extensão de Negrais tem apenas consulta às terças, assegurada por um médico em prestação de serviços com oito horas para um total de 1.060 utentes”, refere a ARS, que acrescenta que “a gestão de recursos humanos destas unidades é diária e a falta de um dos profissionais implica frequentemente afectar profissionais de outras unidades”.

No entanto, a ARS admite que devido à falta de condições das outras unidades, poderá haver centralização de serviços no futuro. “Não reúnem as condições estruturais necessárias e adequadas para unidades de saúde, pelo que foram já realizadas reuniões com os parceiros sociais, sugerindo o ACES Sintra, a centralização num único local, com condições físicas adequadas e com equipa de profissionais de saúde estável. Com esta alteração, a junta de freguesia poderia, à semelhança do que ocorre noutros municípios, disponibilizar transporte para os utentes com maiores dificuldades de acesso”, refere a mesma fonte, sem adiantar quando poderá ocorrer esta mudança. [notícia no PÚBLICO e na Rádio Ocidente]

Notícia relacionada:
Moradores de Negrais e de Covas de Ferro contestam encerramento da extensão de saúde

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.