quarta-feira, 30 de abril de 2014

Nova loja e zona de restauração na Pena


© WilsonPereira/PSML

A Parques de Sintra - Monte da Lua (PSML) concluiu este mês a remodelação da loja, do restaurante e da cafetaria do Palácio da Pena, resultado de um trabalho de 15 meses e de um investimento de cerca de 750 mil euros. "A intervenção vem dar resposta ao aumento constante do número de visitantes do Palácio, que em 2013 recebeu cerca de 780 mil entradas, mais de 8% que no ano anterior, bem como ao objectivo de acolher melhor os cidadãos com mobilidade condicionada", explica a empresa.

As obras incluíram a reorganização dos espaços, "valorizando a estrutura original do edifício, de forma a aumentar e requalificar a loja, restaurante e cafetaria. Os maiores desafios consistiram em conseguir definir estas novas áreas tendo em conta a arquitectura pré-existente, que naturalmente não foi pensada para estas funções, e que implicou também a remodelação das zonas técnicas de apoio. O espaço que agora é a loja, no séc. XIX era as cocheiras, o espaço onde está o restaurante funcionava como aposentos dos criados e a cafetaria como ucharia da Cozinha Real. A adaptação dos espaços tinha sido já realizada nos anos 90."

O edifício dispõe agora de dois elevadores: um de utilização pública, que permite uma melhor acessibilidade entre os três pisos - nomeadamente para os visitantes com mobilidade reduzida – e um elevador de serviço que liga os pisos do armazém, do restaurante e da cafetaria. Estes foram construídos alargando o espaço do simples monta-cargas existente. Ambos os elevadores possuem um sistema de geração de energia que utilizam para seu próprio consumo. A energia que é gerada na descida é utilizada directamente no funcionamento da iluminação, ventilação e som.

Foram também implementadas tecnologias de poupança energética e de reaproveitamento da água dos lavatórios, que é encaminhada e reutilizada nas descargas dos autoclismos. Em termos de funcionamento. "para ser mais rápido e ajustado às necessidades dos visitantes, o serviço do restaurante vai basear-se numa lógica de buffet assistido", enquanto "a cafetaria seguirá uma lógica de self-service, no qual os visitantes recolhem os produtos que se encontram em estantes refrigeradas e efectuam o pagamento no balcão de atendimento, para um serviço mais rápido." [Fonte: PSML] [ver fotogaleria no Facebook]

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