quarta-feira, 18 de março de 2015

Trânsito no centro histórico de Sintra reduzido a sentido único a partir de quinta-feira



[Actualizado] A Câmara de Sintra implementa a partir de amanhã, dia 19, um novo esquema de circulação rodoviária no centro histórico de Sintra, onde passará a existir um único sentido a partir da zona do antigo Museu do Brinquedo. Segundo a autarquia, "esta alteração traduz-se numa melhoria da mobilidade e aumento da área disponível para circulação pedonal com mais conforto e segurança dos peões".

Neste cenário, deixará de ser possível circular no sentido Praça da República, Largo Dr. Gregório de Almeida (onde está localizado o pelourinho e o antigo hospital) e Volta do Duche. Quem quiser regressar dessa zona à Volta do Duche terá de tomar o acesso tradicional a São Pedro de Penaferrim (que já é de sentido único) e fazer a inversão de marcha no Largo Sousa Brandão (junto ao posto de informação da Parques de Sintra), descendo em direcção à Rua Visconde de Monserrate (via igualmente de sentido único que passa frente ao Palácio Valenças).

Outra hipótese, será contornar o Palácio Nacional pela Rua do Paço, descer pela esquerda para a Calçada do Rio do Porto (com dois sentidos) até à zona do parque de estacionamento, virar à esquerda para a Rua Guilherme Gomes Fernandes e subir até ao Largo Dr. Virgílio Horta (câmara municipal) e aí virar à direita para a Volta do Duche.

Comparação com a situação actual:


A medida "insere-se no plano de recuperação e revitalização do espaço público" e as obras arrancam hoje, pelas 19h, com a recuperação do pavimento junto ao pelourinho. Amanhã de manhã será implementação o sentido único, com o "reordenamento da intersecção da Rua Visconde de Monserrate com a Volta do Duche" e no dia 20 será efectuada a pintura do estacionamento junto ao pelourinho, onde será colocada uma paragem de transportes públicos.

A autarquia acrescenta que a partir do dia 29, será "reforçada a oferta de transportes públicos", com a carreira 434 (Circuito da Pena) a circular entre as 9h15 e as 19h50 com uma frequência de 15 minutos; a carreira 435 (Villa Express 4 Palácios) a circular entre as 9h45 e as 18h45 com uma frequência de 25 minutos; e a carreira 403 (Cascais/Terminal - Sintra/Estação) a ter "um aumento de 10 circulações por dia." [ver comunicado da Câmara de Sintra]

[Actualização] No dia 19 à tarde, a Câmara de Sintra divulgou uma segunda versão do mapa, acompanhada do esclarecimento de que a circulação no primeiro troço da Praça da República, em frente ao Largo Rainha D. Amélia, mantém-se com dois sentidos:

2 comentários:

  1. Esta alteração já há muitos anos tinha sido proposta pela Div. Turismo da altura (eu estava lá ).Agora...atenção aos estacionamentos à balda neste percurso;carros em sentido contrário (V. do Duche),em sítios com proibição de estacionar até ao largo do Victor/ou antes F.de Castro,pela rua das Murtas e C. Seisal por onde muita gente que sem ser moradora...por ali passa e...muitas mais situações.Já agora ver bem a vergonha que é o "trânsito" na Av- H. Salgado,na Av.Alda (vulgo) e ruas circundantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó não entendi bem, ou é este o tipo de mentalidade tem alguma "LISTA VIP" para a zona? Então as pessoas que não moram na Rua das Murtas e Conde de Seisal não podem passar por essas artérias? Isso é algum condominio privado?, Será que vai ser obrigatório levar prova de IRS, IMI e outros a provar que também pagam impostos?

      Eliminar

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.