
[Actualizado] A Câmara de Sintra implementa a partir de amanhã, dia 19, um novo esquema de circulação rodoviária no centro histórico de Sintra, onde passará a existir um único sentido a partir da zona do antigo Museu do Brinquedo. Segundo a autarquia, "esta alteração traduz-se numa melhoria da mobilidade e aumento da área disponível para circulação pedonal com mais conforto e segurança dos peões".
Neste cenário, deixará de ser possível circular no sentido Praça da República, Largo Dr. Gregório de Almeida (onde está localizado o pelourinho e o antigo hospital) e Volta do Duche. Quem quiser regressar dessa zona à Volta do Duche terá de tomar o acesso tradicional a São Pedro de Penaferrim (que já é de sentido único) e fazer a inversão de marcha no Largo Sousa Brandão (junto ao posto de informação da Parques de Sintra), descendo em direcção à Rua Visconde de Monserrate (via igualmente de sentido único que passa frente ao Palácio Valenças).
Outra hipótese, será contornar o Palácio Nacional pela Rua do Paço, descer pela esquerda para a Calçada do Rio do Porto (com dois sentidos) até à zona do parque de estacionamento, virar à esquerda para a Rua Guilherme Gomes Fernandes e subir até ao Largo Dr. Virgílio Horta (câmara municipal) e aí virar à direita para a Volta do Duche.
Comparação com a situação actual:

A medida "insere-se no plano de recuperação e revitalização do espaço público" e as obras arrancam hoje, pelas 19h, com a recuperação do pavimento junto ao pelourinho. Amanhã de manhã será implementação o sentido único, com o "reordenamento da intersecção da Rua Visconde de Monserrate com a Volta do Duche" e no dia 20 será efectuada a pintura do estacionamento junto ao pelourinho, onde será colocada uma paragem de transportes públicos.
A autarquia acrescenta que a partir do dia 29, será "reforçada a oferta de transportes públicos", com a carreira 434 (Circuito da Pena) a circular entre as 9h15 e as 19h50 com uma frequência de 15 minutos; a carreira 435 (Villa Express 4 Palácios) a circular entre as 9h45 e as 18h45 com uma frequência de 25 minutos; e a carreira 403 (Cascais/Terminal - Sintra/Estação) a ter "um aumento de 10 circulações por dia." [ver comunicado da Câmara de Sintra]
[Actualização] No dia 19 à tarde, a Câmara de Sintra divulgou uma segunda versão do mapa, acompanhada do esclarecimento de que a circulação no primeiro troço da Praça da República, em frente ao Largo Rainha D. Amélia, mantém-se com dois sentidos:

Esta alteração já há muitos anos tinha sido proposta pela Div. Turismo da altura (eu estava lá ).Agora...atenção aos estacionamentos à balda neste percurso;carros em sentido contrário (V. do Duche),em sítios com proibição de estacionar até ao largo do Victor/ou antes F.de Castro,pela rua das Murtas e C. Seisal por onde muita gente que sem ser moradora...por ali passa e...muitas mais situações.Já agora ver bem a vergonha que é o "trânsito" na Av- H. Salgado,na Av.Alda (vulgo) e ruas circundantes
ResponderEliminarÓ não entendi bem, ou é este o tipo de mentalidade tem alguma "LISTA VIP" para a zona? Então as pessoas que não moram na Rua das Murtas e Conde de Seisal não podem passar por essas artérias? Isso é algum condominio privado?, Será que vai ser obrigatório levar prova de IRS, IMI e outros a provar que também pagam impostos?
Eliminar