sábado, 3 de agosto de 2013

CNE pode multar candidatos a Sintra que fizeram publicidade no Facebook

[Actualizado*] A Comissão Nacional de Eleições (CNE) instaurou um processo de contra-ordenação ao PSD, PS e MPT da Nazaré, por indícios de violação do artigo 46 da Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais, nomeadamente após as candidaturas terem alegadamente feito publicidade paga no Facebook, e ordenou a suspensão desta prática, avançou ontem o portal TeK.

A decisão da CNE (ver PDF) poderá vir a ter reflexos em Sintra, onde pelo menos quatro candidatos à presidência da câmara optaram por este tipo de publicidade ao longo das últimas semanas, nomeadamente o social-democrata Pedro Pinto, cabeça de lista da Coligação "Sintra Pode Mais" (PSD, CDP-PP e MPT), Basílio Horta, candidato do Partido Socialista com o lema "Todos Por Sintra", Marco Almeida, o actual vice-presidente social-democrata que se candidata numa lista de independentes, e Nuno da Câmara Pereira, que concorre numa lista independente "patrocinada" pelo Partido da Nova Democracia (PND).

Segundo o porta-voz da CNE, em declarações ao TeK, a medida está relacionada apenas com a publicidade paga e não com a utilização das redes sociais para criação de páginas pessoais ou das campanhas, e divulgação de informação. "A legislação é omissa em relação à utilização da Internet e das redes sociais, mas é clara quanto à proibição de publicidade comercial para divulgar um partido ou campanha", esclarece Nuno Godinho de Matos, acrescentando que a CNE apenas actua após denúncia. [notícia no LOCAL.PT e no TeK, e post no blogue O Primo Basílio] [ver deliberação da CNE (página 2)]

[*texto actualizado em três momentos para incluir Basílio Horta, Marco Almeida e Nuno da Câmara Pereira]

Notícia relacionada:
Nuno da Câmara Pereira e Marco Almeida lideram no Facebook

2 comentários:

  1. Parece que não é o único...

    http://oprimobasiliodops.blogspot.pt/2013/07/basilio-gasta-10-euros-por-dia-para-se.html

    ResponderEliminar
  2. O texto foi entretanto actualizado para incluir Basílio Horta, Marco Almeida e Nuno da Câmara Pereira. Alguém tem registo de mais algum?

    ResponderEliminar

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.