
[Actualizado] Apenas metade dos até agora nove candidatos à presidência da câmara de Sintra têm uma presença oficial da candidatura nas redes sociais, sobretudo no Facebook, onde os independentes Nuno da Câmara Pereira e Marco Almeida lideram em número de fãs, apesar da página de Pedro Pinto ser a que individualmente tem mais “gostos”.
O candidato do "SIM – Movimento Independentes por Sintra", que concorre sob a sigla do PND, junta 3063 fãs na página da candidatura, mas tem também 10955 amigos divididos em três perfis pessoais utilizados para fazer campanha, onde é ainda seguido por mais 1692 pessoas. No total, contando ainda com a página artística que tem 1071 fãs, Nuno da Câmara Pereira chega a 16781 pessoas através do Facebook.
Já o social-democrata independente que encabeça a lista do movimento "Sintrenses com Marco Almeida" tem um universo de 14066 seguidores, dos quais 6047 são fãs da página oficial do candidato e 5000 amigos do perfil pessoal, onde Marco Almeida tem também 3019 seguidores. Se forem ainda contabilizados os 1578 membros do grupo de apoiantes da candidatura, o valor total soma 15644 seguidores.
Logo atrás surge Basílio Horta, do PS, que regista 2641 fãs na página da candidatura "Todos por Sintra", e mais 4998 amigos no perfil de campanha, que é seguido por outras 1126 pessoas. Ao todo, o democrata cristão que é deputado independente no PS, contabiliza 9182 seguidores, se contarmos ainda com os 417 fãs da concelhia.
Pedro Pinto, por seu lado, lidera no número de fãs da página oficial da candidatura "Sintra pode Mais", com 6397, mas não parece ter outros perfis no Facebook. Este número sobe aos 7768 seguidores se forem somados os 514 fãs da concelhia do PSD, mais os 857 da concelhia centrista. O candidato da CDU, Pedro Ventura, tem 1252 amigos no perfil pessoal, e conta com as páginas das concelhias da CDU e do PCP, com 494 e 1353 fãs, respectivamente, num universo que chega aos 3099 seguidores.
Na lista dos menos seguidos ficam os restantes candidatos, a maioria sem páginas ou perfis de campanha, à excepção do socialista independente António Barbosa de Oliveira, que regista 273 fãs na página da candidatura do movimento “Sintra Paixão com Independência”. José Lucena Pinto, do PNR, conta com 628 fãs na página do Núcleo de Sintra do PNR e 952 amigos no perfil pessoal, enquanto Nuno Azevedo, do PAN, tem 832 amigos no perfil pessoal e 500 fãs na página do PAN Sintra. Em último lugar surge o bloquista Luís Fazenda, com apenas 187 fãs da página do BE Sintra.
[Actualizado] Nas restantes redes há uma utilização pouco expressiva do Twitter e há candidaturas que apostaram em canais no Youtube e/ou no Vimeo. Esta análise reporta-se aos dados públicos registados cerca das 19h do dia 2 de Agosto e não abrange as páginas das candidaturas às onze freguesias. Também não teve em conta a eventual existência de perfis ou "gostos" repetidos, perfis falsos ou outras formas de aumentar artificialmente o número de seguidores.
© Luís Galrão/Tudo sobre Sintra
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.