domingo, 19 de julho de 2015

Sismo de 3,2 registado entre Sintra e Cascais



[Actualizado] A zona de Sintra e de Cascais foi abalada esta noite por um sismo de magnitude 3,2 na escala de Richter, revela a página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O abalo terá ocorrido pelas 00h26 (23h26 UTC) a uma profundidade de 14 km e com epicentro em pleno Parque Natural Sintra-Cascais (coordenadas indicam zona perto da Malveira da Serra).



Não há registo de danos, mas testemunhos partilhados nas redes sociais revelam que o sismo foi sentido em várias localidades da zona de Lisboa. Segundo uma actualização publicada pelo IPMA, o abalo teve uma intensidade de grau III (Fraco) na escala de Mercalli modificada, o que significa: "sentido dentro de casa. Os objectos pendentes baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados. É possível estimar a duração mas não pode ser reconhecido com um sismo."



[Actualização] Numa actualização enviada à 1h20 da manhã, por email, o IPMA informa que "pelas 00:26 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 3.2 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 8 km a Oeste-Sudoeste de Sintra. Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV [Fraco/Moderado] (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Sintra e Cascais." [noticia n'A Bola, no Correio da Manhã, no Observador, na SIC Notícias e na TVI24]

[Actualização 2] O sismo de magnitude 3,2 registado às 00h26 da última madrugada teve epicentro junto ao Parque e Palácio de Monserrate, em Sintra, e foi seguido por duas réplicas junto ao Cabo da Roca, 9 minutos depois, às 00h35, e em Albarraque, às 2h40, revelam os novos dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). [notícia integral]

1 comentário:

  1. Nessas datas tivemos muitas chamadas da zona de Sintra, Alcoitão, Alcabideche, Linhó e de Cascais, Birre. As canalizações de algumas casas são já fracas e abalos sísmicos tem tendência a soltar algumas das junções e causar pequenas/médias roturas.

    ResponderEliminar

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.