
A MyFarm.com, nascida no Instituto Politécnico de Beja, alargou recentemente o projecto à Grande Lisboa, nomeadamente a Galamares, em Sintra, concelho onde procura de "e-agricultores", ou seja, "pessoas que queiram ter uma horta real, com 49 metros quadrados e nela escolherem quais os legumes a plantar/semear, controlando virtualmente, através da internet, o processo produtivo dos mesmos até que cheguem à sua mesa", tudo com o apoio técnico da equipa. "Numa primeira fase temos disponíveis 40 hortas, que serão atribuídas a quem esteja disponível para celebrar um contrato de utilização por seis meses, e cujo local de entrega dos produtos fique no máximo a 25 km", explicam os promotores (ver localização da horta).
Ser "e-agricultor" é "poder trazer a família à horta real, inserida numa paisagem magnífica, conhecer o agricultor parceiro, o gestor de horta, conhecer como cuidamos dos legumes, e caso queira, realizar pequenas tarefas na horta; é apoiar a produção agrícola local e os pequenos produtores; é contribuir para uma produção hortícola responsável ambientalmente, muito pouco mecanizada, tendo por isso uma pegada de carbono baixa; é aceitar que a produção agrícola/hortícola tem riscos e estar disponível para partilhar estes riscos com a MyFarm e com o agricultor parceiro; é também, fazer parte de um projecto com uma politica de preços justos e de forte preocupação social", lê-se na página do projecto.
O custo da participação é de 30€ por horta (valor fixo mensal), que corresponde à assistência técnica fornecida, mais um valor variável que depende dos legumes, das quantidades e do modo de produção escolhido (ver tabela em PDF). Os interessados encontram aqui mais informação, bem como o formulário de inscrição. [notícia no Greensavers e no Região Sul]
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.