quinta-feira, 15 de maio de 2014

Câmara quer taxar estacionamento nas freguesias urbanas e em três praias de Colares


© Luís Galrão/Tudo sobre Sintra

[Actualizado] A Câmara de Sintra divulgou recentemente o “Projecto de Primeiras Alterações ao Regulamento de Trânsito e Estacionamento”, que deverá introduzir tarifas na maior parte das freguesias urbanas de Sintra e também em três praias. O documento inclui propostas de estacionamento de duração limitada na Vila de Sintra, Estefânea, Portela, Algueirão-Mem Martins, Rio de Mouro, Agualva-Cacém, Massamá, Monte Abraão, Queluz Sul e Queluz Norte, bem como nas praias da Adraga, Grande e das Maças, na freguesia de Colares.

A proposta não indica o valor das tarifas, dado essa ser uma responsabilidade da EMES, a empresa municipal de estacionamento, mas estabelece três coroas de eixos tarifados de segunda-feira a domingo, das 8h às 20h: vermelha, para eixos viários de alta rotação; amarela, mas áreas de média rotação; e verde, em áreas de baixa rotação. Nestes locais, nenhum veículo, à excepção dos possuidores de dístico de residente, ou empresa, dístico azul (veículos eléctricos) e dos veículos isentos, pode permanecer por mais de duas horas nos arruamentos dos eixos tarifados vermelhos, ou 16 horas nos arruamentos das coroas amarela e verde.

As alterações ao Regulamento de Trânsito e Estacionamento do Município de Sintra, em vigor desde 2011, devem-se não só ao resultado da aplicação das normas nos últimos três anos, mas sobretudo a “novas orientações estratégicas” do executivo e da EMES. O documento está em consulta pública desde dia 30 de Abril, por um período de 30 dias, e pode ser consultado aqui ou através da página da autarquia. [ver mapa de zonas proposto]



Actualização: Fonte da Câmara de Sintra avança ao Tudo sobre Sintra que a autarquia "deixou cair" a intenção de criar zonas de estacionamento pago em três praias da freguesia de Colares. Saiba mais aqui.

1 comentário:

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.