
© PSML/Emigus
A Parques de Sintra - Monte da Lua (PSML) inaugura amanhã, dia 10, o Centro de Interpretação da História do Castelo dos Mouros, bem como a musealização do Campo de Investigação Arqueológica, ambos integrados no projecto global “À Conquista do Castelo”. No centro de interpretação, "a solução arquitectónica seguiu a linguagem do projecto global ao eleger o aço, o vidro e a madeira de acácia como materiais, reproduzindo a volumetria que se pensa ser a original através de uma estrutura reversível que não apoia nas paredes", explica a empresa.

© PSML/Wilson Pereira
A nível da musealização do Campo de Investigação Arqueológica, "foram implantadas duas plataformas em aço, vidro e madeira de acácia (proveniente de limpezas florestais na Serra de Sintra), para proteger as estruturas de forno e silos do bairro islâmico (séc. X-XII), bem como as sepulturas de ritual cristão (séc. XII-XIV), postas a descoberto na encosta nascente do Castelo, permitindo aos visitantes a sua observação e interpretação. Na plataforma adjacente à muralha, foi protegida parte da fundação de uma habitação muçulmana e dois silos geminados com cerca de 3 metros de profundidade." [Fonte: PSML] [ver fotogaleria] [notícia no Jornal da Região e no Observador]
Saiba mais sobre a história do Castelo dos Mouros neste vídeo que será exibido no Centro de Interpretação:
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.