quarta-feira, 28 de março de 2012

Incêndio em zona florestal entre Cacém e Rio de Mouro já dominado

Fotos: DR

[Actualizado] 19h20: No Cacém, as chamas chegaram perto de pelo menos um edifício de vários pisos e de uma pequena metalurgia na Rua de S. Paulo, conforme se pode constatar nas imagens enviadas por um leitor do Tudo sobre Sintra. No entanto, a maior parte da zona ardida de eucaliptal e pinhal situa-se já na freguesia de Rio de Mouro.


18h39: Francisco Miguel, adjunto de operações distrital da Protecção Civil, acaba de dar o incêndio como dominado. Começam os trabalhos de rescaldo no perímetro afectado, uma zona que segundo fonte dos bombeiros registou outros três ou quatro pequenos focos de incêndio nos últimos dias.


18h35: Já não há colunas de fumo, mas o comando das operações ainda não considera o incêndio como dominado devido a algumas "estranhas projecções de fogo", como as ocorridas no início do combate. Acaba de ser reaberta a estrada que liga o Cacém à zona da Escola Leal da Câmara, em Rio de Mouro (Rua do Pôr do Sol, seguida da Avenida Pedro Nunes).

18h10: Cerca de 75% da área do incêndio já está controlada, avança Francisco Miguel, adjunto de operações distrital da Protecção Civil. No local estão ainda 76 bombeiros de 10 corporações, apoiados por 23 veículos. PSP e PJ também se encontram no terreno a investigar a origem do incêndio.


17h45: Acaba de chegar um elemento da Autoridade Nacional de Protecção Civil e continuam a chegar viaturas dos bombeiros de Almoçageme, Colares e agora Amadora e Barcarena. As chamas continuam a lavrar num terreno privado de mato e eucaliptal situado entre o Cacém e Rio de Mouro, local onde também existem pequenas hortas.

Fotos: Luís Galrão/TudosobreSintra

17h15: O Tudo sobre Sintra já está no local junto ao posto de comando das operações, a cargo do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém. A esta hora ainda há colunas de fumo negro em pelo menos dois locais [ver vídeo].

Continua activo o incêndio que deflagrou cerca das 14h40 numa zona florestal do Cacém. As chamas lavram em duas frentes e estão a ser combatidas por cerca de 50 bombeiros de várias corporações do concelho, apoiados por 16 viaturas. [Fonte: Autoridade Nacional de Protecção Civil][notícia no Correio da Manhã]

5 comentários:

  1. Quero vos dizer que o fogo não é na Freguesia do Cacém mas sim na Freguesia de Rio de Mouro, todos ficam a pensar que será Cacém, porque as instalações do Atcletico Cuble do Cacém, enconcram-se na Freguesia de Rio de Mouro !

    ResponderEliminar
  2. Obrigado! De facto, as chamas deflagraram na zona de mato, pinhal e eucaliptal entre as duas freguesias, mas já na área Rio de Mouro.

    ResponderEliminar
  3. um dos prédios não é a vila recife?

    ResponderEliminar
  4. Amigos do Tudo sobre Sintra, o incêndio deflagrou na área onde costumam, todos os anos, haver provas de BTT?

    ResponderEliminar
  5. Bom dia. Está a referir-se provavelmente à zona de pinhal situada entre o Atlético do Cacém e a Escola Leal da Câmara, mas o incêndio não chegou aí. Consumiu parte do eucaliptal situado do outro lado da estrada que liga a Rio de Mouro (uma zona onde há muitas pequenas hortas e onde há dois anos morreram dois jovens numa lagoa entretanto tapada). Cumprimentos.

    ResponderEliminar

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.