quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Autoridades investigam envenenamento de cães e gatos em Massamá e Monte Abraão

A polícia e o Gabinete Médico Veterinário da Câmara de Sintra estão a investigar vários casos de envenenamento de animais domésticos em Massamá e em Monte Abraão, após denúncias lançadas nos últimos dias nas redes sociais. “Os responsáveis já estão identificados e já foi apresentada queixa na PJ pelos donos dos cães envenenados”, avança a presidente da Junta de Freguesia de Monte Abraão, que salienta tratar-se de um crime. Os alegados autores terão “dito que colocaram veneno para caracóis com a autorização da Junta de Freguesia. Isso é muito grave”, afirma Fátima Campos.

Os primeiros casos terão sido registados no final da semana passada por uma clínica em Tercena, que lançou o alerta. “Estão a aparecer muitos cães envenenados com os mesmos sintomas e nas mesmas circunstâncias: os donos viram os cães comerem qualquer coisa parecida com fiambre e pouco depois começaram a sofrer convulsões”, lê-se numa mensagem partilhada por uma empresa de ‘pet sitting’.

Um segundo alerta aponta para mais casos na Urbanização Cidade Desportiva, em Monte Abraão. “Descobri agora que mora aí alguém, que com a colaboração dos responsáveis da Associação de Moradores anda a espalhar veneno na rua com o propósito de matar cães e gatos, tanto de rua como domésticos. Consta que usam um veneno extremamente eficaz, pois já apareceram pelo menos sete gatos de rua mortos e alguns cães também, fora outros cães cujos donos tiveram que os hospitalizar em estado grave”, lê-se numa denúncia partilhada pelo Núcleo de Apoio aos Animais Abandonados de Sintra.

A própria presidente da Junta de Freguesia de Monte Abraão partilhou as consequências da situação na sua página no Facebook, relatando o caso de um dos cães que sobreviveu ao envenenamento. “Os donos gastaram imenso dinheiro, já tinham sido aconselhados pelo veterinário para que fosse abatido, pois estava a sofrer muito. Esteve 6 horas com convulsões e a vomitar sangue. Por milagre, salvou-se. Agora, os donos dos animais andam assustados e nem os levam à rua”, relata a autarca.

© Luís Galrão/Tudo sobre Sintra

3 comentários:

  1. A Junta de Freguesia não tem poder, nem competência para autorizar uma coisa dessas. Existe uma empresa municipal que faz esse serviço, mas com conhecimento. E avisa os moradores quando o faz. É a HPEM-Higiene Pública Empresa Municipal.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia. Eu moro na urb cidade desportiva e acho grave que alguem diga que o veneno colocado foi com a colaboracao da comissao de moradores? Isto cabe na cabeca de alguem? Falar mal é fácil. Provar é outra história bem diferente...

    ResponderEliminar
  3. Não e nada estranho que as entidades oficiais estejam por trás desta situação. Ja moro em massama a 40 anos e seu abrisse a boca.......

    ResponderEliminar

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.