sexta-feira, 5 de abril de 2013
Cinco flores vermelhas raras florescem em simultâneo no Parque de Monserrate
© PSML
A empresa Parques de Sintra - Monte da Lua (PSML) revela que "de forma inédita, floresceram hoje no Parque de Monserrate cinco exemplares da Doryanthes excelsa, uma das plantas mais antigas do parque, que apenas floresce a cada 15 anos, embora em Monserrate seja possível ver uma flor cerca de 3 em 3 anos" (há registo de florescimentos em 2008 e 2009).
A espécie, originária da Austrália, atinge cinco metros de altura, e a flor vermelha escura os 70 cm de perímetro e os 20 cm de altura. A Doryanthes excelsa conta com cerca de 100 folhas verde escuras, lineares e pontiagudas, que crescem até aos 2,5 metros de comprimento. A planta foi trazida para Monserrate a partir dos Kew Gardens, em Inglaterra, na década de 60 do séc. XIX.
A espécie floresce a cada 15 anos e apenas reproduz por afilhamento após a floração, dando origem a várias jovens plantas que crescem na base da progenitora. "Hoje e nos próximos dias em Monserrate, junto ao Torreão norte, podem ser vistas estas cinco magnificas flores vermelhas", revela a empresa. [Fonte: PSML]
Notícia relacionada:
'Fenómeno inédito no Parque de Monserrate: Flor que floresce apenas de 15 em 15 anos exibe cinco flores vermelhas'
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.