O Chalet e o Jardim da Condessa d’Edla reabrem ao público no próximo dia 18, às 17 horas, assinalando o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e a atribuição do Prémio Europa Nostra 2013. A reabertura marca a conclusão dos restauros das pinturas dos paramentos interiores do Chalet (tectos e paredes em estuque e madeiramentos de vãos e da escada principal) e a abertura ao público da zona envolvente, cujo acesso foi encerrado após o temporal de 19 de Janeiro, devido a inúmeras quedas de árvores e à destruição da Casa do Guarda.
À semelhança da primeira fase da recuperação, que incluiu o difícil restauro da Sala das Heras, houve a preocupação de reintegrar todos os elementos recuperados do incêndio de 1999. "Apoiada por fotografias antes do incêndio e análises laboratoriais, foi especialmente complexa a reintegração dos painéis de estuque pintado do Vestíbulo Principal e o restauro das pinturas decorativas do Vestíbulo de Serviço e do quarto de vestir da Condessa. A restituição das pinturas decorativas do quarto principal exigiu uma rigorosa modelação a partir de fotografias dos anos 1990. Numa terceira fase, serão reconstituídos os painéis em embutidos de cortiça que revestiam as paredes e tetos da casa de jantar e do quarto de vestir do Rei D. Fernando, e o parquet decorativo do vestíbulo principal, de que subsistiram também alguns fragmentos", explica a Parques de Sintra - Monte da Lua (PSML).
O projecto de recuperação do Chalet da Condessa d’Edla foi recentemente galardoado com o Prémio Europa Nostra 2013, para o Património Cultural, na categoria de Conservação. De acordo com a Europa Nostra, "o Júri reconheceu o elevado charme e importância deste edifício romântico, e ficou impressionado com o seu meticuloso restauro no seguimento de um incêndio em 1999. O restauro, conduzido após detalhada pesquisa histórica e com apoio de instituições e universidades na área da conservação nacional, demonstra o poder do exemplo nas reconstruções pós-incêndio." [Fonte: PSML] [notícia no Diário de Notícias e no Jornal da Região]
Notícia relacionada:
Recuperação do Chalet da Condessa d’Edla recebe Prémio Europa Nostra
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.