quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Defensores dos animais voltam a contestar touradas em Sintra, desta vez em Montelavar



Um grupo de defensores dos animais está a promover na Internet um protesto contra a realização de touradas no concelho de Sintra. No Facebook, os promotores apelam ao envio de uma carta ao presidente Fernando Seara, para que este proíba a tourada agendada para dia 22, em Montelavar, no âmbito dos festejos de Nossa Senhora da Nazaré, e "limpe definitivamente Sintra deste género de espectáculo horrendo e degradante".

Segundo defendem, "Sintra tem vindo a mostrar ser um concelho que visa respeitar a vida e a dignidade da vida dos animais e prova disso foi a construção do novo canil municipal", pelo que "a realização de espectáculos desta natureza num concelho que se quer património mundial, civilizado e evoluído, só vem denegrir e deitar por terra objectivos nobres e exemplares."

O grupo cita o exemplo da Câmara de Cascais, que diz já ter proibido as touradas, e reitera que aquele tipo de espectáculo "não é arte, não é tradição, não é cultura", e "não passa de um espectáculo horrendo, bárbaro e primitivo que não pode ter lugar em nenhuma sociedade minimamente civilizada." O apelo está disponível em https://www.facebook.com/events/485087994835196/ e já foi apoiado publicamente por cerca de uma centena de pessoas.

Além deste protesto, foi lançada uma petição com os mesmos objectivos: "os signatários, cidadãos nacionais e do mundo, vêm solicitar o imediato cancelamento da realização da tourada prevista para o dia 22 de Setembro, pelas 16 horas, em Montelavar. Solicitam ainda que as touradas sejam definitivamente proibidas em todo este concelho, sem excepções", apelam cerca de 270 subscritores. No Facebook há ainda uma página com o nome Sintrenses Anti-Touradas com cerca de 220 fãs.

© Luís Galrão/Tudo sobre Sintra

Notícias relacionadas:
Bloco questiona apoio da Câmara de Sintra a tourada em Dona Maria
Partido pelos Animais contesta apoio da Câmara a tourada em Dona Maria

2 comentários:

  1. Não é «Um grupo de defensores dos animais... » Nem apenas por ser em Sintra ou outro lugarejo qualquer. Somos TODOS, por todo o lado!
    Alguns menos atentos acham por bem continuar a suportar a imbecilidade, carimbam-se a si mesmos de aficcionados, os da ficção sem sentido, escamoteiam as verdades, fogem à Razão.
    Esse bafiento vicio da tauromaquia está há muito para ter um fim. É uma "industria" mafiosa que infecta a sociedade e contribui para a dessensibilização e justificação para muitos comportamentos desviados do bom comportamento face aos animais.
    Não difamar activamente a tauromaquia é cumplicidade com atitudes lesivas à sociedade e à vida em geral.
    Até agora, por mais que se o peça, não há argumentos válidos para se continuar a sangrar e torturar animais em nome dos santos ou de outra treta qualquer.

    ResponderEliminar
  2. Ver: Manifestação contra touradas no Concelho de Sintra - https://www.facebook.com/events/269903503129385/

    ResponderEliminar

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.