sábado, 22 de setembro de 2012

Duas dezenas em protesto frente à Câmara pelo fim das touradas em Sintra



Cerca de vinte pessoas manifestaram-se esta tarde frente à Câmara de Sintra à hora em que se realizava em Montelavar uma corrida de touros no âmbito das festas de Nossa Senhora da Nazaré. A manifestação anti-tourada foi organizada por três munícipes e contou com o apoio da associação Animal. “Somos contra qualquer tipo de sofrimento dos animais, e não sendo Sintra uma zona com tradição em touradas, não percebemos porque motivo se está a realizar um evento desses”, justificou uma das organizadoras.

Para Maria Helena Capeto, “não justifica no século XXI, num século e num país que se quer civilizado e evoluído, em Sintra - Património da Humanidade, que se mantenham espectáculos que manchem de sangue o chão de Sintra”. O protesto decorreu de forma pacífica e sem incidentes, como pretendiam os promotores, e contou com a solidariedade de alguns automobilistas que buzinavam à passagem pelos Paços do Concelho.

No início do mês, o mesmo grupo promoveu na internet uma acção de pressão para que a Câmara de Sintra impedisse a realização da tourada em Montelavar, mas a autarquia terá respondido que não podia. “Inicialmente pedimos ao presidente Fernando Seara para não autorizar a tourada, mas depois percebemos que a autarquia não tinha poderes para impedir a tourada”.

No entanto, a vereadora da Câmara de Sintra com o pelouro médico-veterinário manifestou disponibilidade para receber alguns elementos na próxima terça-feira. “Estou satisfeita com a abertura que a autarquia demonstrou, ao abrir as portas para essa reunião. Sabemos que a lei se sobrepõe a qualquer regulamento municipal, mas iremos defender uma Sintra limpa de sangue e de sofrimento, para que o concelho seja um exemplo a nível nacional. Pedimos aos nossos governantes que alterem a lei e acabem com este sofrimento dos animais, que sofrem e sentem como nós”, explicou Maria Helena Capeto.

© Luís Galrão/Tudo sobre Sintra

Notícias relacionadas:
Movimento anti-touradas manifesta-se no sábado em Sintra
Defensores dos animais voltam a contestar touradas em Sintra, desta vez em Montelavar

1 comentário:

  1. Certamente as presenças não foram visionadas a partir do candeeiro preparado para espião mas que dizem não o ser.

    ResponderEliminar

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.