quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Torre de vigilância costeira terá mais do dobro da altura do farol do Cabo da Roca


Local identificado pelo MAI para a instalação de uma torre de 45 metros

A torre de radar com 45 metros que o Ministério da Administração Interna (MAI) quer instalar no Cabo da Roca, Sintra, terá mais do dobro da altura do farol mais ocidental do continente europeu, que tem apenas 22 metros. O posto de observação costeira deverá ser instalado a apenas 70 metros do miradouro e a 190 metros do farol do Cabo da Roca, num local onde actualmente existe uma pequena construção devoluta.

A infra-estrutura destina-se a albergar um dos 20 radares do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo da costa portuguesa (SIVICC), a cargo da Unidade de Controlo Costeiro da GNR. O posto será equipado com um radar e com câmaras de vigilância que “permitem a detecção e identificação de ameaças marítimas, nomeadamente de embarcações de reduzida dimensão, deslocando-se a alta velocidade e tipicamente não cooperantes”.

Num ofício da Direcção-Geral de Infra-estruturas e Equipamentos do MAI, datado de Março de 2012, é referida a identificação de dois locais e de duas hipóteses de instalação: contentorizada ou fixa. No entanto, numa resposta posterior da mesma entidade ao Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB, actualmente ICNF) é anexado um projecto da GNR que refere apenas uma localização.

O documento da Divisão de Infra-estruturas e Comunicações da GNR explica o enquadramento e as características técnicas do posto de observação, que “nesta fase” será instalado num contentor de 6 por 2,4 metros, acompanhado por uma torre de aço de 45 metros. No total, será ocupada uma área de 225 metros quadrados a cerca de 70 metros do parque de estacionamento mais próximo do miradouro, mas a GNR garante que “a solução adoptada irá minimizar o impacto visual sobre o ambiente assim como qualquer efeito prejudicial sobre as pessoas”.

Simulação:

© Luís Galrão/Tudo sobre Sintra

Notícia relacionada:
Projecto da GNR para torre de 45 metros no Cabo da Roca surpreende Câmara de Sintra

2 comentários:

  1. Ver também esta simulação no blogue Rio das Maçãs: http://riodasmacas.blogspot.pt/2012/09/torre-de-radar-poe-em-risco-paisagem-do_29.html

    ResponderEliminar
  2. Reproduzido aqui sem identificação da fonte:
    http://sintraautoctone.blogspot.pt/2012/09/torre-monstruosa-em-construcao-no-cabo.html

    ResponderEliminar

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.