terça-feira, 6 de maio de 2014

Dia 15 há Festival de Teatro de Tema Clássico no Museu Arqueológico de Odrinhas



O Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas promove dia 15 de Maio o XIII Festival de Teatro Clássico, com a realização de uma tragédia grega e de um workshop sobre Mitologia Clássica. Este último terá lugar pelas 11h, e destina-se a "dar a conhecer a Cultura Clássica e a influência do mundo Greco-Latino no Património Europeu." Já a tragédia Andrómaca, de Eurípides, será encenada pelas 14h30, pelos actores do grupo de teatro Thíasos, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e terá lugar ao ar-livre na grande praça central do Museu.

Segundo os promotores, "Andrómaca foi possivelmente representada pela primeira vez em Atenas, no ano de 425 a.C. – ou seja, nos primeiros tempos da Guerra do Peloponeso, conflito armado que opôs Atenas e Esparta. É sobretudo uma peça de propaganda política anti-espartana, não deixando porém de ser uma meritória tragédia traçada pela talentosa pena de Eurípides, que via o conflito entre Atenas e Esparta como um choque entre duas concepções e dois modos de vida distintos.

A peça conta a história de Andrómaca, escrava de Neoptólemo, filho de Aquiles, anos depois de ter sido arrebatada de Tróia aquando da vitória grega e da morte de seu marido, Heitor. O casamento de Neoptólemo com Hermíone, filha de Menelau e de Helena, coloca em grave risco a vida de Andrómaca e de seu filho. Eurípides aborda diversos eventos relativos à guerra de Tróia, fazendo transparecer ao longo da peça uma crítica sociológica dos comportamentos de homens e mulheres quando confrontados com determinadas situações." A iniciativa destina-se a professores e alunos do ensino secundário e universitário, e a entrada é gratuita, mas carece de marcação prévia através do telefone 219 609 520 ou do email: divulgacao-masmo@sintraquorum.pt. [Fonte: Museu de Odrinhas]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.