quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
Assembleia da República adia votação da lei que extingue 16 freguesias em Sintra
[Corrigido] A Assembleia da República acabou por não votar na generalidade o projecto de lei 320/XII que impõe a agregação e extinção de centenas de freguesias a nível nacional, 16 das quais em Sintra, que terá de reduzir das actuais 20 para apenas 11 freguesias e uniões de freguesias. Por opção da maioria, o diploma apresentado por um conjunto de deputados do PDS e do CDS-PP, entre os quais autarcas de Sintra, só será votado na generalidade na sessão de amanhã, após o debate quinzenal com o primeiro-ministro.
No caso de Sintra, dado não ter havido pronúncia por parte da Assembleia Municipal, a proposta impõe a adopção do projecto B da Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT), no qual apenas se mantêm as freguesias de Algueirão-Mem Martins, Casal de Cambra, Colares e Rio de Mouro, sendo as restantes 16 agregadas em sete novas uniões de freguesias, cujas sedes a maioria parlamentar propõe que sejam em Agualva, Cacém, Almargem do Bispo, São João das Lampas, Queluz, Massamá e Sintra (Santa Maria e São Miguel).
Na discussão do diploma, partidos da maioria e oposição trocaram acusações sobre a responsabilidade pelo processo de reforma administrativa. PSD e CDS-PP lembraram que foi o PS a comprometer-se com a Troika a “reduzir significativamente” o número de autarquias, esclareceram que não haverá “extinções” mas “agregações” e recusaram a ideia de que esta lei promove despedimentos. Do lado da oposição, ouviram-se críticas à extinção de freguesias feita a régua e esquadro e acusações de que os deputados da maioria “são os coveiros do poder local".
[Foto: Plataforma Freguesias SIMtra]
Enquanto decorria a discussão em plenário, acompanhada nas galerias por dezenas de autarcas, cerca de 700 pessoas de vários pontos do país concentraram-se frente à Assembleia da República, debaixo de chuva, para contestar a fusão de freguesias. A Plataforma Freguesias SIMtra esteve representada na manifestação com uma forte presença de Montelavar, que voltou a reivindicar a manutenção da freguesia com 500 anos de história. [notícia no Diário Digital, no Jornal de Notícias e na SIC Notícias] [vídeo na RTP, vídeo na TVI]
© Luís Galrão/Tudo sobre Sintra
Notícias relacionadas:
Montelavar contesta extinção da freguesia na Assembleia da República
Agregação de Almargem do Bispo a mais duas freguesias é “solução impossível”
Plataforma Freguesias SIMtra vai a Lisboa contestar a extinção de freguesias
1 comentário:
Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Mais vídeos:
ResponderEliminarTVI: JUNTAS: DEBATE ACABA COM PROTESTO E ACUSAÇÕES DE «MEDO»
http://www.tvi.iol.pt/noticia/aa---videos---politica/votacao-parlamento-juntas-de-freguesia-ultimas-noticias-tvi24-protesto/1399531-5796.html
RTP: Parlamento discutiu a reforma das freguesias com os autarcas a assistir nas bancadas
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=609592&tm=9&layout=122&visual=61