domingo, 2 de dezembro de 2012

Marco Almeida promete “levar até ao fim” a candidatura suprapartidária à presidência da Câmara de Sintra



O actual vice-presidente da Câmara de Sintra lançou ontem a candidatura às próximas eleições autárquicas, mesmo sem o apoio do seu partido, o PSD. “A minha candidatura parte de uma convicção pessoal e é para levar até ao fim, não tenho amarras a não ser com a minha consciência”, afirmou Marco Almeida no final da sessão que decorreu no ginásio da Escola Secundária Gama Barros, no Cacém.

Perante uma plateia com mais de mil pessoas, o autarca apresentou o seu trajecto pessoal e político, sempre com emoção, e partilhou algumas das ideias para o concelho. Além da manutenção do trabalho “imprescindível” na área social, Marco Almeida pretende dar especial atenção ao ordenamento do território, área que “pode ser a catapulta para o desenvolvimento económico.” Destaque ainda para os SMAS, que deverão manter-se na esfera municipal, porque a “água não é negociável”.

No discurso, Marco Almeida não escondeu a filiação partidária, mas assumiu “a distância ideológica com o presente”, acusando o PSD de “virar as costas às pessoas”. “Vivemos uma crise financeira, social e económica, todos nós sentimos isso no dia-a-dia e temos conhecidos que estão no desemprego. O Governo tem de estar atento a essa realidade, porque nem tudo pode ser feito tendo por princípio os números da execução orçamental. Primeiro as pessoas, tal como dizia Sá Carneiro”, defende.

Outra crítica importante foi para a reforma administrativa, medida com a qual diz não concordar. “Em 2001 fiz uma proposta para a criação de quatro freguesias em Agualva-Cacém. Há seis meses publiquei um texto no Facebook onde dizia claramente ser contra a reforma administrativa, porque acho que ela não constitui uma oportunidade para o concelho de Sintra, ela pode ser um verdadeiro desastre, afastando os eleitos dos eleitores”.

Quanto à escolha da distrital do partido, o autarca diz que não está preocupado. “A candidatura de Pedro Pinto é uma decisão da distrital que terá ainda de ser ainda ratificada pela direcção nacional. Mas essa não é uma preocupação minha. Preocupo-me com aquilo que posso e devo fazer para em 2013 ter um resultado positivo e de vitória para a Câmara de Sintra”. O candidato admite ter mantido contactos com “forças partidárias que estão na Coligação Mais Sintra” (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), mas deixa o aviso de que "a candidatura não se vai subjugar a nenhum interesse partidário”.

No final da sessão, Marco Almeida desvalorizou algumas ausências, como a de Fernando Seara, preferindo salientar a presença de presidentes de junta de freguesia independentes eleitos nas listas da Coligação Mais Sintra, de dois presidentes de junta do PS (António Barbosa de Queluz e Fátima Campos de Monte Abraão) e ainda de presidentes de junta militantes do PSD, entre outros autarcas das assembleias de freguesia e dos executivos. A cerimónia contou ainda com a presença dos vereadores Luís Duque (CDS-PP), Ana Duarte e Paula Simões (PSD).

© Luís Galrão/Tudo sobre Sintra

Notícias relacionadas:
Discurso de candidatura de Marco Almeida às Autárquicas de 2013
Marco Almeida apresenta hoje a candidatura à Câmara de Sintra nas autárquicas de 2013

3 comentários:

  1. No Correio da Manhã:
    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/politica/marco-almeida-psd-virou-as-costas

    No Actual Sintra:
    http://www.actualsintra.com/jornal/index.php?option=com_content&view=article&id=324:marco-almeida-rompe-com-actual-psd-e-lanca-se-a-sintra&catid=42:destaque&Itemid=28

    No Jornal da Região:
    http://jregiao-online.webnode.pt/products/marco-almeida-apresenta-candidatura-%c3%a0-c%c3%a2mara-de-sintra-perante-mais-de-mil-apoiantes-%28com-galeria-de-fotos%29/

    No Notícias Grande Lisboa:
    http://www.noticiasgrandelisboa.com/2012/12/02/marco-almeida-avanca-para-sintra-e-assume-ser-do-velho-psd/

    ResponderEliminar
  2. Sintra Canal:
    http://www.sintracanal.tv/html/?v=NL96gyKWMr

    Rádio Ocidente:
    http://www.radioocidente.pt/noticia.asp?idEdicao=158&id=31022&idSeccao=1490&Action=noticia

    ResponderEliminar
  3. Com o candidato proposto pela distrital de Lisboa, do PSD, Pedro Pinto, será mais uma, das muitas derrotas que Passos Coelho terá de assumir nas próximas eleições autárquicas. Muito que admira que, o actual Presidente de Câmara, Fernando S
    eara, não tenha coragem de assumir o apoio a Marco de Almeida. Para Seara, a competência, a seriedade, o empenho, a moderação, a entrega, de Marco Almeida, nada valem! A mim, Fernando Seara, só me enganou uma vez.

    ResponderEliminar

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.