segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
Autarca de S. João das Lampas diz-se "enganado" pelos partidos que representa
27 de Dezembro: bandeira da freguesia a meia-haste após ser aprovada a lei que cria a União de Freguesias de S João das Lampas e da Terrugem [Foto: Junta de Freguesia de S. João das Lampas]
O presidente da junta de freguesia S. João das Lampas considera que a reforma administrativa é “a pior decisão política desde o 25 de Abril” e diz-se “enganado” pela Coligação Mais Sintra (PSD, CDS-PP, PPM e MPT) cujas listas integra como independente. “Sempre me garantiram que a nossa freguesia e da Terrugem nunca iriam ser mexidas, inclusive alguns deputados municipais que são deputados na Assembleia da República. Mas constato que esses deputados que até votaram contra a reorganização administrativa nas freguesias de Sintra, covardemente vão votar a favor na Assembleia da República. Isto é desonestidade política e como não sou uma pessoa desonesta, não posso conviver com pessoas que são desonestas politicamente”, desabafa Guilherme Ponce de Leão.
O autarca não poupa críticas aos principais partidos da coligação, que acusa de “desonestidade”, garantindo que não voltará a ser candidato pelo PSD ou pelo CDS-PP, e critica as escolhas feitas pelas várias concelhias para as próximas autárquicas, incluindo a do PS, processo eleitoral sobre o qual ainda não tomou decisões. “Querem pôr aqui candidatos a presidente de Câmara que não têm o mínimo conhecimento da realidade das gentes, da nossa freguesia e do nosso concelho. Sinto-me desrespeitado, sinto que passaram um atestado de incompetência a mim e a todas as pessoas. Somos 377 mil, não há um que sirva para ser candidato a presidente de câmara?”, questiona, acusando os partidos de “apoiar os lobbies” das distritais e das comissões políticas nacionais que são geridas por “miúdos incompetentes”.
Entrevista integral realizada no dia 17 de Janeiro [link alternativo]:
1. Como é que avalia a reforma administrativa que resulta na extinção de 16 freguesias em Sintra?
2. Que reflexos é que esse descontentamento vai ter nas suas opções nas próximas autárquicas?
3. Isso significa que não estará disponível para voltar a integrar listas da Coligação Mais Sintra?
4. Os autarcas do PS vão avançar com processos para tentar suspender a aplicação da lei. Concorda?
5. Este processo da reforma administrativa pode afectar as eleições?
Notícias relacionadas:_
'Oito juntas de freguesia avançam para tribunal para travar reforma administrativa'
São Marcos avança com processo judicial contra a reforma administrativa
'Montelavar levará até ao fim a luta contra a extinção de freguesias'
2 comentários:
Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Ai, agora estão arrependidos?! Mas nas Assembleias Municipais onde o assunto foi debatido e foram apresentadas propostas CONTRA a extinção de freguesias, os senhores presidentes de Junta do PSD/PP ficaram CALADOS e resolveram rejeitar essas propostas, ou não foi?! Também acho piada a estes "desabafos" sobretudo na parte em que se resolve atacar os candidatos que "vêm de fora" do Concelho. Então durante 12 ANOS o sr.presidente de Junta não apoiou e fez campanha pelo Dr.Seara? E ele não veio de fora do Concelho? Mudou de ideias agora? Mas olhe que o candidato que o senhor presidente de Junta creio que apoia parece que nem mora em Sintra.....
ResponderEliminarBoa tarde
ResponderEliminarSr. Ponce Leão,
Não posso estar em maior desacordo consigo. Nunca o ouvi durante todo o processo expressar uma opinião de divergência com a estratégia que o PSD/CDS seguiu neste processo. Isto é o senhor viu, ouviu, assistiu e bateu palmas e agora é que clama por honestidade. Postura bem séria teve o Sr. Azenha da assembleia de freguesia que apesar de ser da sua lista fez o que devia ter feito. Votei em si nas últimas eleições. Porém acho que isto não lhe correu nada bem e vamos perder a freguesia também à sua conta. O Sr. Ponce Leão que é um homem grande, palavroso e de bom timbre na voz ficou como um rapaz pequenos, encolhido e com medo. Agora é como povo diz, aguenta-te.
Nasci aqui e a minha familia também é daqui. Estou triste com aqueles que deveriam em primeira instância ter lutado pela nossa freguesia.
João Manel - Areias.