quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Crise na concelhia do PSD devido ao apoio "irregular" ao candidato Pedro Pinto

As divisões internas na concelhia do PSD em torno da escolha do candidato às próximas autárquicas foram ontem tornadas públicas com o anúncio de demissão de pelo menos um dos vogais efectivos. “Tenho conhecimento que vários elementos da comissão política da secção concelhia do PSD de Sintra já apresentaram a sua demissão ao presidente da mesa, eu sou um deles”, revelou Alexandre Sebastião no Facebook, no grupo “Autárquicas 2013 – Concelho de Sintra”.

As razões da demissão prendem-se com alegadas irregularidades no acordo político celebrado recentemente entre a concelhia social-democrata e a concelhia do CDS-PP. “No dia 17 de Janeiro, na apresentação da candidatura de Pedro Pinto, um elemento da comissão política de Sintra, sem estar mandatado para tal, assinou um acordo que não foi nem apresentado nem aprovado pela comissão política de Sintra do PSD. Lamento que o CDS-PP tenha sido induzido a participar num acto absolutamente irregular”, denuncia Alexandre Sebastião.

O acordo prevê a repetição da Coligação Mais Sintra que venceu as eleições autárquicas de 2009 e a aceitação do deputado Pedro Pinto como cabeça-de-lista. Esta escolha está a dividir a concelhia social-democrata que inicialmente decidiu apoiar o nome de Marco Almeida, o actual vice-presidente da câmara, que entretanto avançou com uma candidatura suprapartidária.

Na apresentação da Coligação Mais Sintra para 2013 (vídeo anexo), o PSD-Sintra foi representada por Filipe Santos, um dos dois vice-presidentes da comissão política presidida por José Faustino, eleito em Março de 2011 na lista “Juntos por Sintra”. Em declarações à comunicação social, Filipe Santos, que também é presidente da junta de freguesia de Rio de Mouro, justificou que o presidente da concelhia não esteve presente por razões pessoais e defendeu que “os verdadeiros militantes vão apoiar a candidatura de Pedro Pinto, porque esse é o candidato do PSD à Câmara de Sintra” (vídeo anexo).

Sobre eventuais discordâncias na escolha do candidato, o autarca afirmou que “a concelhia ainda não mostrou essa divisão perante a comunidade e está tudo a funcionar normalmente”. Questionado sobre se houve uma deliberação da comissão política para apoiar Pedro Pinto, invocou os estatutos e lembrou que os nomes dos candidatos são ratificados a nível central. “O nome de Pedro Pinto foi aprovado na distrital por unanimidade e aí estão representados os órgãos da concelhia de Sintra”, disse Filipe Santos.

© Luís Galrão/Tudo sobre Sintra

Entrevista de Filipe Santos:


Apresentação da Coligação Mais Sintra para 2013:


Notícias relacionadas:
'PSD recusa falar sobre sanções a militantes que apoiem candidaturas adversárias'
Autarca de S. João das Lampas diz-se "enganado" pelos partidos que representa
Autarca de Massamá será mandatário da candidatura de Marco Almeida
PSD e CDS-PP repetem Coligação Mais Sintra e apresentam Pedro Pinto

4 comentários:

  1. Filipe Santos, le petit maçon

    ResponderEliminar
  2. Uma vergonha! É triste que os bons políticos sejam prejudicados por outros interesses que não servem os cidadãos. Marco Almeida será sempre o meu candidato.


    www.marcoalmeida.net

    ResponderEliminar
  3. Curioso, sem duvida. Esta Concelhia de Sintra será que alguma vez funcionou em condições ? será que cumpriu com o seu programa eleitoral ? Marco Almeida será que não tem ambições demasiadas ? afinal alguem se recorda como apareceu ? enfim.... ninguem se interroga porque razão a direção do PSD escolheu outro candidato ? porque razão será ?

    ResponderEliminar
  4. Por curiosidade, quem terá tido a brilhante ideia de a poucos meses de autarquicas, alguem se lembrar da revisão do PDM ? com que objectivos ? felizmente ao que parece os sinais de alarme soaram ao mais alto nivel no sentido de não serem autorizadas alterações até o proximo Presidente de Camara ser eleito e quem sabe quem será o vencedor ? Dizem que existem gab. de Advogados de ex-vereadores a afiar o dente lá isso dizem, assim como a história de um arquitecto que está demasiado activo nessa area.Será assim ?

    ResponderEliminar

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.