sábado, 17 de setembro de 2011

Árvores monumentais de Sintra atraem Congresso Hispano-Luso de Arboricultura



"Entre 20 e 23 de Outubro as árvores de Sintra estarão sob o olhar especializado internacional, no decorrer do Congresso Hispano-Luso de Arboricultura que terá lugar nos Parques da Pena e de Monserrate, recebendo especialistas de todo o mundo (incluindo Portugal, Espanha, Reino Unido e Brasil), e integrando as comemorações do Ano Internacional das Florestas, no sentido de debater a importância e a gestão de árvores monumentais, distinguidas doutras da sua espécie pelo porte, desenho, idade, raridade, interesse histórico ou paisagístico.


A realização deste Congresso, resultante de uma parceria entre a Parques de Sintra – Monte da Lua (PSML) e a Associação Espanhola de Arboricultura, receberá cerca de 300 participantes, incluindo técnicos de áreas ligadas à arboricultura, jardinagem, gestão de espaços verdes e gestão florestal, bem como gestores de arvoredo monumental de todo o mundo.

A PSML pretende, com esta iniciativa, divulgar o património botânico à sua guarda, incentivar a investigação e a formação em arboricultura, estimular as melhores práticas na protecção e valorização das árvores históricas e reflectir sobre o seu papel na composição das paisagens culturais.

As árvores dos Parques da Pena e de Monserrate receberão particular atenção por parte dos especialistas presentes, nomeadamente o Plátano – Platanus hybrida, a Faia – Fagus sylvatica, a Thuya plicata e a Magnólia- Magnolia tripétala, bem como a Pseudotsuga – Pseudotsuga menziesii, a Araucária (Pinheiro Bunia) – Araucaria bidwillii, o Abeto – Abies normandiana e o Cedro do Himalaia- Cedrus deodara, seleccionadas de acordo com as suas particularidades para as palestras e workshops previstos.

Além das sessões plenárias, terão também lugar mesas redondas, workshops técnicos, exposições de fotografia e comerciais, visitas-guiadas e o 1º Campeonato Hispano-Luso de escalada de árvores. A temática do Congresso centra-se fundamentalmente na gestão de árvores monumentais e património arbóreo enquanto herança cultural, incluindo árvores em jardins históricos, botânicos e contextos urbanos.

Durante o Congresso será também apresentado o Projecto "Talking Trees", implementado pela PSML, que envolve a classificação e a georreferenciação dos exemplares arbóreos, disponibilização de informação aos visitantes relativamente às árvores dos Parques da Pena e Monserrate, através de tecnologias inovadoras em espaços naturais, nomeadamente identificadores RFID (Radio-Frequency Identification). A informação é disponibilizada através de plataformas móveis (smartphones, tablets e PDA’s).

Este Congresso será Certificado Carbono Zero, na medida em que todas as emissões de gases com efeito estufa resultantes da organização e realização do evento serão quantificadas e compensadas, anulando por essa via, o seu efeito no clima. Mais informações, programa completo e inscrições em www.aearboricultura.com." [Fonte: PSML]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.